Spin-off’s da UBI contactam com investidores suecos

O Parkurbis e as spin-off’s da UBI  Waydip,  Is2You, Labfit e Inkaos  apresentaram-se na passada quarta-feira a investidores suecos, numa iniciativa conjunta da AICEP e de várias Universidades portuguesas, designada “Start me up to Sweden”. O objetivo desta iniciativa é promover a ligação entre empresas inovadoras em fase de arranque e entidades financiadoras suecas.

O encontro tem o formato de videoconferência e foi o primeiro de um ciclo de vários encontros Portugal-Suécia, "que tem como foco a diplomacia económica e o empreendedorismo e internacionalização de start-up inovadoras de forte intensidade tecnológica", segundo a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal). A iniciativa quis dar conhecer a interlocutores suecos, tais como capitais de risco e outras entidades financiadoras não tradicionais, "uma montra de start-ups portuguesas detentoras de elevada intensidade tecnológica."

A primeira videoconferência deste ciclo decorreu em simultâneo em salas nas universidades da Beira Interior, do Porto, Minho e Instituto Superior Técnico. Para Ana Paula Duarte, vice-reitora da UBI, presente na videoconferência, “Dada a conjuntura atual, apoiar a internacionalização das spin-offs académicas é para a UBI uma prioridade e esta iniciativa foi de extrema importância, já que permitiu um contacto com o mercado nórdico sendo o resultado francamente positivo para a UBI. Algumas empresas presentes no evento estão já a encetar conversações com as entidades suecas”.

Durante cada conferência do ciclo foram apresentadas várias spin-off’s académicas : Da UBI estiveram presentes a Waydip – Energias renováveis (UBI), Is2You – IT Solutions/ artificial inteligence,  Labfit - pharmacy (manipulated drugs), - Inkaos – Apps; às quais se juntaram a EXVA – Experts in Video pela Universidades do Minho, a, a Tomorrow- options – markets electronics portable systems pela Universidade do Porto e a Shipperline, controlo de navegação marítima, pelo Instituto Superior Técnico.

A segunda e terceira conferências serão realizadas nos meses seguintes, estando prevista a apresentação a entidades financeiras portuguesas de start-up suecas de sucesso e por último um debate entre universidades sobre a incubação de empresas, a organização curricular e a promoção do ensino voltado para a globalização.

Segundo a AICEP, depois da Suécia seguem-se a França e a Alemanha.

UBInforma nº 338 | 2 a 8 fevereiro 2013