Revista CNotícias destaca projeto da UBI

A já prestigiada revista CNotícias de Coimbra noticiou na edição de 29 de dezembro de 2011, nº 48, um projeto inovador de investigação desenvolvido na Universidade da Beira Interior.

O projeto destacado na seção “Cérebros” denomina-se “Utilização da Dinâmica Computacional de Fluidos no Desporto” é coordenado por Daniel Marinho, docente e investigador da Universidade da Beira Interior e do qual fazem parte parceiros nacionais e estrangeiros. Os investigadores procuram compreender, através da Dinâmica dos Fluidos como se comporta um líquido em torno de estruturas físicas e, posteriormente, encontrar respostas a questões como melhorar a performance de um nadador, como uma canoa pode ser mais rápida ou até que ponto um remo pode ser mais eficaz do que outro.

Por outro lado, o estudo computacional permite simular, prever o comportamento dos líquidos perante um objeto usando programas de computador. A grande vantagem deste método é que permite simular computacionalmente o que acontece numa situação real, evitando testes experimentais, muitas vezes morosos e complexos e reduzindo substancialmente os custos. Depois do estudo preliminar em computador são efetuados testes experimentais.

De salientar que existem poucos projetos semelhantes e que os investigadores pensam já noutras aplicações possíveis do seu trabalho, entre elas a natação, o ciclismo, o automobilismo o ténis e o atletismo.

UBInforma nº 289 | 7 a 13 janeiro 2012