Reitor da UBI discursa sobre Autonomia Universitária

A EUA e o CRUP organizaram esta semana um encontro sobre “University Autonomy in Europe: the autonomy scorecard project and the case of Portugal”, onde discursou João Queiroz, reitor da UBI sobre Autonomia Universitária.

Com o alto patrocínio do Presidente da República, esta conferência reuniu vários reitores das universidades portuguesas e estrangeiras e representantes da European University Association.

Este encontro surgiu na sequência de um relatório lançado pela EUA em Novembro último sobre a autonomia universitária em 26 países europeus. Numa análise profunda ao estado do ensino superior europeu foram analisados vários indicadores, nomeadamente, organização, financiamento, pessoal e autonomia universitária.
Apesar dos sinais encorajadores nalguns países onde os governos concederam maior autonomia às instituições de ensino superior, o estudo mostrou que a crise económica que atravessa a Europa, com as respetivas medidas de austeridade, se repercutiu nas universidades com apertados controlos orçamentais por parte dos governos, conduzindo a cortes e consequentemente à redução da autonomia das instituições.

O CRUP participou no estudo com dados de 2010, colocando as universidades portuguesas no grupo de nível médio superior com maior pontuação em autonomia organizacional, resultado da implementação do RJIES, particularmente no caso das fundações.

O estudo sublinha ainda que “autonomia não significa independência ou ausência das regras. Os governos devem criar condições apropriadas para as universidades cumprirem as suas missões de ensino de alta qualidade, excelente investigação e conhecimento e respetiva transferência para a sociedade. Apesar de autonomia institucional não ser um objetivo em si vital, é sem dúvida um fator fundamental para o sucesso das universidades.

UBInforma nº 308 | 19 a 25 maio 2012