UBInforma
 

ed. 540 | 15 a 21 julho 2017

 

Projetos Mais Centro

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 

Saúde, Aeronáutica e Comunicação são as três áreas contempladas pelo Programa Mais Centro que vão representar 34 novos investigadores e 1,2 milhões de euros para a UBI. Os projetos foram conhecidos na passada semana numa sessão pública na CCDRC.

Estas linhas de investigação estão enquadradas em áreas de investigação estratégicas da Universidade da Beira Interior, bem como vão de encontro a prioridades científicas nacionais e europeias, nomeadamente: a Saúde, as TICE, a Energia e a Aeronáutica.
Na área da Saúde vão ser investigadas as doenças relacionadas com o envelhecimento, nomeadamente através do estudo do efeito das hormonas e mediadores inflamatórios nessas doenças, da investigação e desenvolvimento de tecnologias de purificação e libertação de biofármacos, assim como através da monitorização de medicamentos no organismo.

O LABCOM (laboratório de comunicação) e informática da UBI vão investigar como se articulam as noções do que é público e privado nas atitudes culturais, éticas e políticas em redes sociais e comunicações móveis.

A área de aeronáutica vai explorar a implementação de sistemas de transporte amigos do ambiente, desde aeronaves até às estruturas envolventes, como é o caso de aeroportos.
Estes projetos contam ainda com uma forte componente de desenvolvimento de infraestruturas científicas e tecnológicas que permitirão a valorização económica e social do conhecimento através da transferência de tecnologia e da criação de empresas de base tecnológica, constituindo um polo de inovação relevante na região, ao mesmo tempo que contribui para a atividade científica nacional. Iniciativas científicas que têm a duração prevista de dois anos.

Ver projetos

UBInforma nº 335 | 12 a 18 janeiro 2013

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma