UBInforma
 

ed. 554 | 18 a 24 novembro 2017

 

Projeto da UBI ganha Prémio Inovação da TEKTÓNICA

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 


O Sistema GEOGREEN, que está a ser desenvolvido pelo C-MADE – unidade de investigação da UBI, venceu o 1º Prémio Inovação da TEKTÓNICA - Feira Internacional de Construção e Obras Públicas.

O GEOGREEN recebeu o 1º prémio Inovação Tektónica 2013, uma distinção lançada com o objetivo de demonstrar o potencial inovador das empresas portuguesas que contribuem para o desenvolvimento do tecido empresarial nacional e de valorizar os produtos, serviços ou equipamentos inovadores, promovendo desta forma as empresas que, num mercado em constante mutação, apostam no desenvolvimento de novos produtos. O sistema GEOGREEN foi exposto no Espaço Inovação da Tektónica, conjuntamente com mais 16 produtos e/ou participantes.

Trata-se de um sistema modular para superfícies ajardinadas, constituído por painéis pré-fabricados e pré-plantados com vegetação, adequado para edifícios novos e readaptação/reabilitação de edifícios existentes. Esta solução baseia-se no desenvolvimento de um painel de revestimento, com ecomateriais, incorporando vegetação natural, pré-fabricado, como parte de um sistema modular, adaptado à construção nova e à modernização de edifícios e, como tal, de fácil alteração e manutenção.

O sistema pretende contribuir para o arrefecimento passivo de edifícios e associa os benefícios da vegetação adaptada com as característica térmicas, acústicas e ambientais dos materiais utilizados.

GEOGREEN está a ser desenvolvido na Universidade da Beira Interior, em parceria com o Instituto Politécnico de Castelo Branco e o apoio empresarial da ISOCOR e da SOFALCA - Isolamentos de Cortiça. Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o sistema integra-se no âmbito do projeto Waste geopolymeric binder-based natural vegetated panels for energy-efficient buiding green roofs and facades, em desenvolvimento no C-MADE – unidade de investigação da UBI, sob orientação de João Castro Gomes, Professor Catedrático do Departamento de Engenharia Civil.

A edição 2013 da Tektónica decorre entre os dias 7 e 11 de maio, na FIL, incluindo no seu programa a Cerimónia de atribuição de Prémios TEKTÓNICA 2013, realizada no dia 8 de maio.

Ver expositor.

Ver mais informações

UBInforma nº 352 | 11 a 17 maio 2013

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma