UBInforma
 

ed. 540 | 15 a 21 julho 2017

 

Programa da Microsoft desafia os jovens a mudarem o mundo - wi-GO entre os finalistas do Imagine Cup Grants

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 

O projeto wi-GO continua a conquistar distinções e assume-se cada vez mais como uma ideia de sucesso. Depois do terceiro lugar na categoria de Design de Software no Imagine Cup 2012, em Sidney, na Austrália, o melhor resultado de sempre de uma equipa portuguesa no concurso internacional da Microsoft, o wi-GO está novamente numa final.

Desta vez, o dispositivo autónomo criado para seguir pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, alcançou um lugar entre os treze finalistas do Imagine Cup Grants.
Este programa, lançado pela Microsoft em 2011 e inserido no âmbito da iniciativa Microsoft’s YouthSpark, tem como objetivo apoiar um número restrito de equipas e soluções vencedoras da maior competição tecnológica para estudantes, no desenvolvimento de projetos inovadores capazes de mudar o mundo.

Foram mais de quarenta as equipas que submeteram os seus projetos a este programa e passaram por um rigoroso processo de avaliação baseado em critérios como: impacto e visibilidade; qualidade da equipa e motivação; design da solução e definição do problema. Luís de Matos e a sua jovem equipa conseguiram passar as várias etapas e alcançar assim um lugar entre os finalistas, ficando agora a aguardar a divulgação dos vencedores, que terá lugar em Dezembro, no Social Innovation Summit em Silicon Valley.
O wi-GO, é um dispositivo autónomo desenvolvido para seguir uma determinada pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, para onde quer que esta se desloque, permitindo o transporte de objetos de forma autónoma, dinâmica e segura, evitando obstáculos e perigos. Utiliza as mais recentes e avançadas tecnologias de reconhecimento de imagem através do sensor Kinect, permitindo assim seguir a pessoa certa e reconhecer o meio envolvente. O wi-GO é único e pode ser utilizado em centros comerciais, aeroportos, hospitais, lojas, em residências particulares e até mesmo na indústria enquanto solução para o transporte de objetos.

O trabalho desenvolvido neste projecto não tem deixado ninguém indiferente e a prova é a já vasta lista de distinções arrecadas pelo wi-GO: primeiro lugar no WinUBI 2011 - Concurso de ideias da UBI; vencedor da categoria de “Melhor uso da Tecnologia” nos Prémios Do Something; menção honrosa, correspondente ao segundo lugar no MIT Venture Contest 2011; primeiro lugar na categoria INOV C de planos de negócios no Concurso de Ideias e de Planos de Negócio Arrisca C 2011; primeiro lugar na final nacional do Imagine Cup 2012 da Microsoft; terceiro lugar na categoria de Design de Software na final mundial do Imagine Cup 2012 em Sidney, na Austrália.

É também a partir deste projeto e de todo o seu potencial que surge a IS2you - Intelligent Systems, uma empresa composta por jovens empreendedores que apostam na diferenciação e acreditam que é possível transformar a sociedade, dotando-a de novos meios e instrumentos, e assim construir um mundo melhor.

Sobre o Imagine Cup Grants
O Imagine Cup Grants é um programa que a Microsoft lançou em 2011 e que tem como objetivo apoiar um número restrito de equipas vencedoras do Imagine Cup 2012 para entrarem no mercado e desenvolverem soluções para problemas globais. É portanto uma oportunidade para os finalistas do Imagine Cup 2012 levarem os seus projetos para o próximo nível e poderem ser um dos grupos escolhidos para receber um prémio monetário, software e ainda a possibilidade de estabelecerem contactos e parcerias com outras entidades.

As equipas vencedoras são obrigadas a estabelecer-se como organização sem fins lucrativos ou a criarem um negócio, a fim de receberem os valores associados ao prémio. Para além disso, terão a oportunidade de trabalhar com a Microsoft no sentido de desenvolver e implementar um plano para a solução.

Este programa insere-se, por sua vez, no Microsoft’s YouthSpark, uma iniciativa concebida para criar oportunidades para os jovens de todo o mundo e que pretende atingir 300 milhões de jovens nos próximos três anos. Através de parcerias com governos, organizações sem fins lucrativos e empresas, o objetivo é capacitar os jovens e desenvolver o seu potencial ao máximo, conectando-os com a melhor educação, emprego e oportunidades de empreendedorismo.

Sobre a IS2you
O projecto wi-GO está na origem da recentemente criada IS2you, mas de entre a diversidade de serviços que a jovem empresa já presta, destaca-se o projeto wi-GO, o primeiro desenvolvido pela empresa e que maior reconhecimento já alcançou.
A IS2you é uma spin-off da Universidade da Beira Interior que nasceu em 2012 a partir de uma ideia de Luís de Matos, o seu fundador, e tem crescido, com uma equipa multidisciplinar de jovens estudantes apostados em vencer.

Formada por engenheiros informáticos, gestores e especialistas da área da comunicação, design e marketing, a jovem empresa conta com uma equipa especializada que centra a sua atividade no desenvolvimento de sistemas inteligentes que podem ser utilizados em diversos contextos.

Com uma visão inovadora e uma forte aposta no empreendedorismo, a IS2you desenvolve soluções a pensar na sociedade e nos problemas dos cidadãos, seguindo uma lógica que procura unir o conhecimento tecnológico e a responsabilidade civil, na construção de um caminho comum rumo à integração e melhoria da qualidade de vida.
Porque acredita que a investigação pode contribuir, decisivamente, para o desenvolvimento de projetos que motivem as pessoas e facilitem a sua vida, a IS2you desenvolve soluções de publicidade interativa e um conjunto de aplicações e sistemas que permitem chegar ao público-alvo de forma simples e criativa.

UBInforma nº 328 | 10 a 16 novembro 2012

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma