Pela primeira vez a UBI candidata-se a um Erasmus Mundus em consórcio com duas universidades estrangeiras

A Universidade da Beira Interior, juntamente com as universidades de Cordoba (Espanha) e Bialystok (Polónia) candidataram-se, em consórcio, a um mestrado em Gestão da Energia: Exploração, Produção e Distribuição, ao abrigo do programa Erasmus Mundus.

Os estudantes irão frequentar um semestre em cada uma das Universidades (1º semestre Cordoba, 2º semestre Bialystok e 3º semestre UBI) com os professores a deslocarem-se para ministrarem as unidades curriculares de forma intensiva. Isto é as unidades curriculares são lecionadas de forma sequencial com a duração de 2 a 3 semanas.

Na UBI o curso conta com a participação de docentes do Departamento de Engenharia Electromecânica e do Departamento de Gestão e Economia. As unidades curriculares da responsabilidade de ubi são:
European Specific energy laws and policies
Methodology and evaluation of Research Proceeding
New Materials in energy systems
Storage and conversion of energy
Distributed generation (microgeneration)
Smart Grids and metering
Business organization and energy entrepreneurship
Innovation and technological management
Quality and reliability in energy systems

Erasmus Mundus é um programa de cooperação e mobilidade no âmbito do Ensino Superior que apoia projetos de cooperação e mobilidade entre a Europa e países terceiros. Tem por objetivo tornar a União Europeia num pólo de excelência, no domínio do Ensino Superior, de nível mundial e, ainda, promover o diálogo e a compreensão através da cooperação com países terceiros. Este programa de mobilidade internacional representa, atualmente, 131 Mestrados conjuntos, 34 Doutoramentos conjuntos, 40 Parcerias que oferecem curricula multidisciplinares combinando diferentes abordagens teóricas e práticas, bem como 10 mil bolsas de estudo de incentivo à mobilidade de estudantes, investigadores, docentes e pessoal não docente, ao mesmo tempo que promove o intercâmbio de conhecimento, de ideias, de abordagens.

UBInforma nº 311 | 9 a 15 junho 2012