Presidente da República recebe comissão permanente do CRUP

O Presidente da República recebeu, recentemente, a comissão permanente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas, da qual faz parte o Reitor da UBI, João Queiroz, para discutir assuntos relacionados com a autonomia das Universidades.

Os membros do CRUP apresentaram ao Presidente da República os resultados de um estudo comparativo de 26 países europeus, elaborado pela EUA – European University Association, que analisou quatro dimensões da autonomia universitária: organizacional, financeira, de pessoal e académica e uma análise de dados realizada entre 2007 e 2010 que indica que, com o Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior (RJIES), as instituições podem funcionar com autonomia.

O Presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Rendas, espera que não haja mais cortes de financiamento nem interferências na autonomia das Universidades que ameacem a internacionalização das Instituições Universitárias.

Relativamente à investigação científica, o CRUP espera alguma redução no financiamento, mas a mesma não deverá afetar a manutenção da qualidade do trabalho realizado.

A Comissão Permanente do CRUP é constituída pelo Reitor da Universidade Nova de Lisboa e Presidente, Reitor da Universidade do Porto, Reitor da Universidade do Minho e pelo Reitor da Universidade do Algarve, além de João Queiroz, Reitor da Universidade da Beira Interior.

UBInforma nº 289 | 7 a 13 janeiro 2012