Pólo de I&D em Telemonitorização para a Saúde nasce na Covilhã

Em estreita parceria e cooperação estratégica, a Universidade da Beira Interior, o Centro Hospitalar Cova da Beira, as Câmaras Municipais da Covilhã, Fundão, Belmonte e o Agrupamento dos Centros de Saúde da Cova da Beira vão promover e dinamizar a criação de um Pólo de Investigação & Desenvolvimento em Telemonitorização para a Saúde.
A assinatura do protocolo irá decorrer no próximo dia 12 de Junho, no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã - CHCB pelas 15 horas.

Trata-se de um projeto inovador na área da saúde, que pretende incentivar e reiterar este e outros investimentos de base tecnológica que dinamizem a economia da Região.

O desenvolvimento e implementação de sistemas de telemonitorização no campo da saúde irá permitir, em curto espaço de tempo, diminuir algumas assimetrias existentes no interior, no que respeita à acessibilidade dos doentes a cuidados médicos de qualidade e melhorar de forma efetiva a prestação de cuidados de saúde a quem deles precisa.

Assim, reduzir tempos de espera, atenuar distâncias, promover o diagnóstico seguro, o acompanhamento efetivo do estado clínico dos doentes, partilhar conhecimento e ainda racionalizar recursos e meios são algumas das muitas potencialidades dos sistemas de telemonitorização, resultantes da conjugação perfeita entre a inovação da tecnologia médica e as tecnologias da informação e comunicação.

UBInforma nº 311 | 9 a 15 junho 2012