“Microbiologia para todos” na UBI

A Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) da Universidade da Beira Interior (UBI) desenvolveu um programa que favorece a proximidade entre a Universidade e a comunidade.

O programa, que surgiu no seguimento de solicitações para visitas ao Laboratório de Microbiologia da Faculdade de Ciências da Saúde, promove não só a proximidade Universidade/Comunidade, abrindo as portas da FCS-UBI e do seu Centro de Investigação para mostrar aos visitantes as suas instalações, como também esclarece e divulga a oferta formativa e alternativas de formação (licenciatura, mestrado e doutoramento) disponibilizadas na Faculdade de Ciências da Saúde e que incluem também a Microbiologia.

A Iniciativa tem como principal objetivo a promoção de visitas de estudo e o contato direto de alunos com metodologias e instrumentos utilizados na Microbiologia e que não estão disponíveis nas suas escolas. A denominação “Microbiologia para todos” foi cuidadosamente concebida para indicar que não só a Microbiologia pode estar acessível a todos os estudantes, mesmo em fases diferentes do seu processo formativo, como também cada visita é planeada e os trabalhos incluídos são propostos com base na experiência prévia de cada grupo” sublinha a coordenadora do programa, Ana Oliveira, docente de Microbiologia da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior.
Além da coordenadora do projeto Drª Ana Oliveira, participam neste programa os técnicos dos laboratórios da FCS, nomeadamente a Drª Catarina Ferreira, a Drª Sofia Duarte e Margarida Carrilho.

As escolas poderão aceder a este programa, solicitando a visita através de correio eletrónico para: microbiologiaptodos@fcsaude.ubi.pt ou contactando diretamente a Faculdade de Ciências da Saúde da UBI através do telefone: 275 329 002/03/07

UBInforma nº 290 |14 a 20 janeiro 2012