UBInforma
 

ed. 557 | 9 a 15 dezembro 2017

 

Labfit é a nova Spin-off da UBI

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 

Na passada terça-feira 4 de dezembro foi apresentada na Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI), uma nova spin off, o Labfit.

A criação do Labfit resultou da experiência profissional de duas farmacêuticas, Ana Palmeira de Oliveira e Rita Palmeira de Oliveira, e tem como objetivo a transferência de conhecimento resultante da investigação levada a cabo no Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI) no desenvolvimento de formulações para patologias que não possuem atualmente uma resposta terapêutica eficaz. A identificação destas necessidades de mercado levou estas duas irmãs a abraçarem este desafio apesar da conjuntura atual.

Adicionalmente o Labfit disponibilizará serviços de controlo de qualidade de produtos cosméticos e de higiene corporal bem como dispositivos médicos. A natureza de spin off desta empresa permite às suas proprietárias garantir elevados níveis de qualidade a preços competitivos ao nível dos serviços prestados, associando inovação e excelência sob a tutela da UBI. 

A farmacêutica Ana Palmeira de Oliveira refere que “os produtos de aplicação tópica para o tratamento de infeções genitais estão em fase de ensaios pré-clínicos e preparam-se os ensaios clínicos, contando com a colaboração do centro de ensaios clínicos do CHCB para a validação da sua segurança e eficácia terapêutica.”

Posteriormente a este processo as investigadoras propõem-se licenciar os produtos a laboratórios com presença efetiva no mercado farmacêutico nacional e internacional. Pela ligação que ambas têm à docência e investigação, os alunos poderão entrar em contacto com estas tecnologias numa fase muito inicial no âmbito dos primeiros testes realizados no centro de investigação da FCS-UBI.

Um exemplo de investigações feitas pelas investigadoras, em conjunto com a equipa de investigadores do Centro de Investigação em Ciências da Saúde (CICS-UBI) à qual pertencem, foi o Gel terapêutico com elevado potencial para o tratamento da Candidose Vulvovaginal.

A sessão de apresentação realizada numa cerimónia íntima contou com a presença do Reitor João Queiroz, a vice-reitora Ana Paula Duarte, investigadores, como também familiares e colaboradores directos das impulsionadoras da empresa.

UBInforma nº 332 | 8 a 14 dezembro 2012

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma