UBInforma
 

ed. 546 | 23 a 29 setembro 2017

 

Investigadores da FCS premiados pela Associação de Farmacêuticos

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 

A Associação Portuguesa de Farmacêuticos Hospitalares (APFH) distinguiu a aluna de Ciências Farmacêuticas  Marta Mendes com o prémio de Melhor Projeto, durante o 15ª Simpósio Nacional realizado na última semana, em Lisboa.

O «Manual de Atuação em Caso de Extravasão de Citotóxicos Injetáveis: Medidas de Prevenção em Caso de extravasão e Follow-Up», foi apresentado pelo farmacêutico hospitalar Manuel Morgado em parceira com Marta Mendes, aluna do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Faculdade de Ciências da Saúde, foi distinguido com o primeiro prémio do Simpósio no valor de cinco mil euros.

O manual integra o projeto da tese de mestrado de Marta Daniela Rodrigues Mendes cujo orientador é o Professor Manuel Morgado, especialista em Farmácia Hospitalar do Centro Hospitalar da Cova da Beira e Professor Auxiliar Convidado da UBI. «Nos últimos anos devido à crescente utilização de protocolos de quimioterapia e de administração intravenosa de citotóxicos tem-se verificado um aumento na incidência de fenómenos de extravasão», particularmente em doentes com neoplasias, referem os investigadores.

«O projeto, elaborado sob a forma de manual, pretende ser um instrumento útil tendo em vista a prevenção, deteção e atuação padronizada, dos profissionais de saúde quando se deparam com esta incomum mas crítica consequência na administração de antineoplásicos», acrescentam.

Os investigadores pretendem publicar o manual e, posteriormente, distribui-lo nas farmácias hospitalares das unidades de saúde portuguesas.

UBInforma nº 331 | 1 a 7 dezembro 2012

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma