Faleceu o pintor Fernando Alves de Sousa

O pintor e escultor Fernando Alves de Sousa, 89 anos, faleceu na quarta-feira no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa. O artista criou para a Universidade da Beira Interior um conjunto de obras que abrangem diversos géneros – retratos, pinturas de cunho histórico, interpretações da cidade, entre outros – e que se encontram representadas em painéis, em praticamente todas as Faculdades da UBI, bem como na Biblioteca Central e na Residência Pedro Álvares Cabral.

Em Portugal, o seu trabalho está também representado na Assembleia da República, no Supremo Tribunal Administrativo, na Academia das Ciências de Lisboa e na Universidade Nova de Lisboa.

Fernando Alves de Sousa nasceu em Lisboa, em 1922. Estuda no Liceu Camões e em colégio particular. Em 1941, por morte de seu pai, emprega-se na Contabilidade do Arsenal do Alfeite, estuda na Escola Comercial Veiga Beirão e ainda trabalha algumas horas na Contabilidade da Brasileira do Chiado.

Estuda desenho e pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes, com Mestre Domingos Rebelo e Mário Reis. Torna-se amigo de Falcão Trigoso, Simão da Veiga, Alberto de Sousa, Eduarda Lapa e Anjos Teixeira, escultor, entre outros.

Faz a vida militar como enfermeiro no Hospital Militar da Estrela. Faz ilustração de livros e cenários para o Teatro de Marionetas, em colaboração com o escultor Júlio de Sousa, poeta Santa Rita, compositora Manuela Bonito e Luís de Oliveira Guimarães, entre outras atividades.

Premiado na Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA) com menção honrosa, alcança três 3ªs medalhas e duas 2ªs medalhas. Depois de exposições individuais na SNBA e Agência Havas e uma aguarela adquirida pela Reuter, em exclusivo, pinta o retrato de Sua Excelência Reverendíssima, o Arcebispo de Évora, existente na torre da Catedral. Segue para Espanha para pintar os retratos do Embaixador Nosolini e Senhora, e do Embaixador da Arábia Saudita, recomendado pelo ator Ribeirinho.

Realiza cursos de Litografia e Restauro de Escultura dos séculos XII e XIV. Após os retratos do poeta José Maria Carrascal e da “Secretária de Prensa” Victória Camazón, expõe na Embaixada de Portugal, Madrid e em Barcelona, na Galeria La Pinacoteca,patrocinado pelo Consulado de Portugal.

Segue para França, onde realiza o Curso de Aguarela na Grande Chaumière e estuda gravura em metal e escultura na École de Montparnasse. Faz algumas cópias de Vermeer, Ingres e Watteaux, no Museu do Louvre.

Passa cerca de um ano em Londres e pinta retratos das três filhas do Ministro Brasileiro, Nascimento Silva.

Volta a França e é recomendado pelo redator-chefe do France-Soir e um desenhador do Parisien Liberé para expor em Bruxelas, apresentado pelo Embaixador Paula Coelho. O Journal La Libre Belgique  diz, pela pena de Mme. Déprechant, que «De Sousa est un vrai peintre». O Semanário L’Evantail diz que é “retratista de grande mérito”. Outro crítico em Paris da Revista L’Amateur d’Art diz que “o desenho de Sousa recorda o desenho de Ingres”.

Após exposição em Paris, no Faubourg Saint-Honoré, na Galeria “Bernheim-Jeune”, viaja para o Rio de Janeiro. É convidado para redator de O Mundo Português e consultor de decoração do Centro de Turismo da Embaixada de Portugal, a convite do Diretor Noël de Ariaga. Expõe no Museu de Arte Moderna de Resende, a convite da Diretora, Solange Godoy.

Regressa a França durante alguns meses e segue para Nova Iorque, apresentado pelo Embaixador Gaspar da Silva. Pinta três quadros de encomenda, sendo um para o encarregado de negócios de Portugal nas Nações Unidas. Restaura oito quadros e segue para Boston, convidado pelo Cônsul de Portugal, o Professor Doutor Correia Branco, cirurgião, para pintar Sua Excelência Reverendíssima o Bispo de Boston, Cardeal Medeiros, açoreano.

Prossegue para Lowell, a 25 Km de Boston, para restaurar, durante dois anos, 28 quadros da Biblioteca Municipal e pintar o retrato do Presidente da Câmara Leo Farley. Continua em Lowell mais dois anos, realizando mais de duzentos retratos a lápis, aguarela e óleo. É convidado para dar aulas de arte a 12 professores da High School, em Lowell, Massachussets. É igualmente convidado para dar aulas de retrato no Riviere College em New-Hampshire.

Participa na Bienal “La Terre des Hommes” de Montreal, convidado pelo Cônsul de Portugal. Segue para S. Francisco, expõe no “Centro Español de Cultura” realiza vários retratos entre eles o Cônsul, Dr. Gabriel Brito (hoje Embaixador) e Senhora. Segue para Orlando para uma exposição, e é convidado para Conservador do “Hollingsworth Fine Arts Restracion”.

Retorna a Portugal nos anos 90 por doença de sua filha. Pinta retratos para a Academia das Ciências, Supremo Tribunal de Justiça, Supremo Tribunal Administrativo, Assembleia da República, Associação Industrial Portuguesa e muitos outros.

Na Universidade da Beira Interior, é convidado a pintar o retrato do então Reitor, Prof. Doutor Cândido Manuel Passos Morgado e o da figura histórica escolhida para patrono da Instituição, D. João II, que também aqui se encontra exposto. Rapidamente, Fernando Alves de Sousa foi incorporando o espírito desta Instituição, transmitindo-o para algumas outras obras, patentes em diversos locais. Pintou, em seguida, uma série de retratos de personalidades associadas à história da UBI: Dr. Duarte Simões, Prof. Doutor José Veiga Simão, Prof. Doutor António Ribeiro Gomes e do segundo Reitor, Prof. Doutor Manuel José dos Santos Silva.

Em 2002 foi-lhe entregue a Medalha de Prata da Universidade da Beira Interior, aquando da apresentação dos painéis “Artes e Letras” e “Ciências” na Sala dos Atos da Reitoria. Uma coletânea de imagens da sua obra artística pode ser apreciada na publicação “Alves de Sousa”, editada pela UBI em 2008.

Nos últimos anos, o artista residida no lar Faria Mantero, em Belém, vindo a falecer de problemas cardíacos na sequência de uma cirurgia.

UBInforma nº 292 | 28 janeiro a 3 fevereiro 2012