Escolhidos os Vencedores dos Prémios de Mérito Científico Santander 2012

Já foram revelados os vencedores da edição de 2012 dos prémios de mérito científico Universidade da Beira Interior/Santander Universidades, cuja entrega de prémios terá lugar no próximo dia 22 de Novembro, no anfiteatro das Sessões Solenes.

Assim, na Faculdade de  Ciências, o prémio foi atribuído ao Doutor Fernanda Domingues (Área da Química), na Faculdade de Engenharia ao Doutor António João Carvalho de Albuquerque (Área de Eng. Civil e Arquitetura), na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, à Doutora maria de Fátima de Jesus Simões (Área da Psicologia e Educação) e na Faculdade de Ciências da Saúde, ao Doutor Ilídio Joaquim Sobreira Correia (Área da Biomedicina).

Fernanda da Conceição Domingues foi agraciada com o prémio Faculdade de Ciências pela “sua atividade de produção, dinamização e orientação de trabalho científico de elevado mérito na área da Bioquímica e na área de pesquisa de novos compostos bioactivos principalmente orientada para agentes antimicrobianos, a qual tem vindo a crescer de forma exponencial nos últimos três anos em revistas internacionais com avaliação pelos pares sendo ainda de salientar o seu envolvimento em vários projetos de investigação, com particular relevo para a coordenação de um novo projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia”, conforme edital publicado.

Na área da Engenharia Civil e Arquitetura, o prémio foi atribuído a António João Carvalho de Albuquerque, “pela sua atividade científica de mérito relevante que se traduz numa produção científica sólida e em crescendo, com forte componente internacional”, na área de Engenharia Sanitária e Ambiental.

O Prémio da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas foi atribuído a Maria de Fátima de Jesus Simões pela “sua coordenação e participação em vários projetos científicos, na área da Psicologia Cognitiva Básica e Aplicada.

Ilídio Joaquim Sobreira Correia foi galardoado com o prémio Faculdade de Ciências da Saúde - Biomedicina pela “ qualidade da atividade científica atualmente desenvolvida, na área da Biotecnologia em particular em Engenharia de Tecidos, reconhecido a nível nacional e internacional, nomeadamente na regeneração dos tecidos ósseos e cutâneo e no desenvolvimento de vetores para o transporte de biomoléculas com potencial aplicação terapêutica em humanos, a qual foi já reconhecida pela atribuição de prémios, sendo detentor em co-autoria do registo de uma patente.”

De acordo com o regulamento, os prémios, no valor de 5000 euros por cada Faculdade, serão entregues no próximo dia 22 de Novembro, próximo do Dia Nacional da Cultura Científica, por um representante do Banco Santander Totta.

Os prémios de mérito científico Universidade da Beira Interior/Santander Universidades foram criados com o objetivo de estimular o interesse e a dedicação dos docentes e investigadores que, no âmbito da sua atividade docente conjugam atividades de ensino e investigação e nesta última se distinguem pelo seu mérito científico e por uma intervenção particularmente relevante e inovadora. Para cada ano de atribuição, são considerados os trabalhos produzidos nos três anos anteriores.

UBInforma nº 325 | 20 a 26 outubro 2012