Equipa da UBI ganha Prémio de Inovação no Concurso Mundial de Pontes de Esparguete

Pedro Dinis Gaspar e Marco Canário Oliveira criam ponte que resiste intacta a 92 kg e ganha galardão no World Championship in Spaghetti Bridge Building (RECCS 2013), que decorreu a 24 de maio de 2013, na Universidade de Óbuda, Bupadeste, Hungria.

A competição congregou pontes que suportaram cargas até 570 kg. Este valor tornou-se no novo recorde mundial para a modalidade de ponte, e foi conseguido pela equipa da Universidade anfitriã. A ponte desenvolvida pela equipa da UBI atingiu 92 kg e posicionou-se entre as 10 primeiras classificadas. A participação na prova deste ano envolveu uma situação muito peculiar, pois a ponte de esparguete ficou intacta com a carga, tendo-se partido a base de madeira que segurava o parafuso anexo à máquina de tração.

Face ao design inovador e original da estrutura da ponte, a equipa da UBI foi distinguida com o Prémio de Inovação. Esta consagração coloca a UBI no patamar mundial das instituições de Ensino Superior que fazem uso deste tipo de concurso para evidenciar as competências ministradas aos alunos em diferentes unidades curriculares, que lhes possibilitam projetar e desenvolver uma ponte de treliça executada com esparguete, destinada a suportar uma carga máxima.

A equipa da UBI participou neste concurso pela segunda vez, a convite da organização, face aos resultados de carga máxima suportada no Concurso "Humberto Santos" de Pontes de Esparguete que decorre anualmente na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior (UBI). O organizador local do evento, Pedro Dinis Gaspar, docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica, foi acompanhado pelo vencedor da edição de 2012 do Concurso "Humberto Santos", Marco Canário Oliveira, Mestre em Engenharia Eletromecânica.

Com a experiência ganha pela participação no RECCS 2012 e face às características do regulamento da prova internacional (ponte ou suporte com um vão de 1000 mm e com um peso máximo de 1 kg), foi desenvolvida uma nova estrutura da ponte que alia as qualidades e características das pontes desenvolvidas para o concurso nacional com as requeridas por uma ponte com tamanha dimensão. Pela impossibilidade de levar a ponte de Portugal, a equipa da UBI adquiriu em Budapeste os materiais necessários e desenvolveu toda a estrutura no local num verdadeiro contrarrelógio para terminar a ponte dentro do prazo requerido.

A edição deste ano do RECCS contou com a presença de equipas de Universidades da Hungria, Roménia, Letónia, Sérvia, Bulgária e Alemanha, para além da equipa da UBI. Estiveram ainda presentes representantes de universidades dos Estados Unidos da América e de Inglaterra para analisarem as características do concurso, com o propósito de participarem na próxima edição do evento.

Ver imagens da participação da equipa da UBI no concurso.

UBInforma nº 355 | 1 a 7 junho 2013