UBInforma
 

ed. 557 | 9 a 15 dezembro 2017

 

Equipa da UBI alcança terceiro lugar na final mundial do Imagine Cup

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 

A equipa constituída por Luís de Matos, Pedro Querido, Michael Adaixo e Ana Figueira, alunos de mestrado em Engenharia Informática da UBI, com o apoio do professor Simão Melo de Sousa, alcançou o terceiro lugar na final mundial do concurso da Microsoft.

O projeto português chama-se wi-GO, um carrinho de compras autónomo que segue o dono nos supermercados com o objetivo de apoiar pessoas com mobilidade reduzida. Na categoria em causa, Software Design, o concurso englobava 72 equipas que já haviam vencido anteriores qualificações nos respetivos países de origem e ultrapassado as fases de qualificação online.

Para João Queiroz, Reitor da UBI, “este prémio é um grande motivo de orgulho e satisfação para toda a academia que vem provar, mais uma vez, o excelente desempenho dos alunos da UBI, em termos de capacidade e criatividade, com grande destaque internacional. É nossa prioridade proporcionar aos alunos as melhores condições para que possam desenvolver os seus projetos de empreendedorismo, mesmo num contexto mundial, o que reforça a capacidade de internacionalização da instituição, como ambição do Plano 2020”.

A ideia do wi-GO surgiu a partir das dificuldades sentidas por Luís de Matos, membro da equipa, que se desloca em cadeira de rodas. O device está equipado com um olho digital Kinect, da Microsoft, usado sobretudo pela consola de jogos da marca, e que memoriza a imagem do utilizador em cadeira de rodas, seguindo-o por todo o lado - graças também a um motor que lhe dá autonomia de movimentos.

Outra equipa da UBI, a Red Phoenix Studios, participou na categoria de jogos com Clean World, chegando ao grupo dos 10 semi-finalistas.

A iniciativa juntou 107 equipas de estudantes que, em todo o mundo, venceram provas locais com invenções produzidas com software ou equipamento da Microsoft. Os trabalhos em competição foram avaliados por painéis que envolvem cerca de 60 júris de vários países, incluindo Portugal.

As duas equipas da UBI foram as únicas representantes nacionais na final mundial da Imagine CUP, que decorreu em Sidney, na Austrália, entre os dias 6 e 10 de julho.

UBInforma nº 316 | 14 a 20 julho 2012

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma