Equipa da UBI nos 10 primeiros lugares da Shell Eco-Marathon

A Shell Eco-Marathon 2013 contou, mais uma vez, com uma equipa da UBI composta por alunos e docentes de eletromecânica, aeronáutica e design industrial. Na categoria de carros UrbanConcept (gasolina), a equipa Ubicar13, alcançou o sétimo  lugar com o equivalente a uma distância de 99,22 kms/l.

Para Fernando Santos, docente responsável pela equipa da UBI “a participação nesta competição foi bastante positiva e excedeu as expectivas no interesse que provocou pelos vários órgãos de comunicação presentes e público em geral. A classificação alcançada é sempre um estímulo e estamos muito satisfeitos, mas mais importante do que os prémios ou classificações é o aspeto pedagógico interdisciplinar e transversal ao nível da engenharia e design que este projeto abrange, na medida em que envolve docentes, alunos e várias disciplinas.”

A Shell Eco-marathon europeia deste ano realizou-se pela segunda vez num circuito urbano, nas ruas de Roterdão, o que dificulta muito mais a condução e baixa os recordes que tinham sido estabelecidos anteriormente quando a prova se realizava em circuitos de Fórmula 1, como o de Paul Ricard e Nogaro, em França, ou o Speedway, de Lausitz, na Alemanha.

A equipa francesa Microjoule La Joliverie, de Nantes, foi a grande vencedora do Shell Eco-marathon Europa e estabeleceu novo recorde da pista de Roterdão com 2.980,27 kms/l, o equivalente a uma viagem desde esta cidade holandesa a Atenas, na Grécia.

UBInforma nº 354 | 25 a 31 maio 2013