UBInforma
 

ed. 540 | 15 a 21 julho 2017

 

Engenharia Civil da UBI com Marca Europeia de Qualidade EUR-ACE

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 

A ENAEE - European Network for Accreditation of Engineering Education através da representante portuguesa, a Ordem dos Engenheiros (OE), acaba de atribuir ao Curso de Mestrado em Engenharia Civil da Universidade da Beira a Marca Europeia de Qualidade EUR-ACE. Trata-se de uma importante Marca de Qualidade Europeia para o Mestrado em Engenharia Civil que proporciona aos diplomados deste curso o reconhecimento profissional legitimado com a garantia de qualidade na sua formação.

Esta Marca de Qualidade é atribuída segundo critérios definidos pela ENAEE e consagra um referencial Europeu para qualidade da formação em Engenharia, destinando-se também a promover a mobilidade no mercado de trabalho Europeu, ou seja, um curso ao qual tenha sido atribuído o Selo de Qualidade será automaticamente reconhecido em todos os países europeus.

A candidatura foi apresentada em julho de 2011, com apoio da Faculdade de Engenharia. O processo de avaliação implicou a análise detalhada do dossier apresentado por uma equipa de avaliação independente, composta por três especialistas designados pela OE e ainda uma visita de avaliação de dois dias às instalações e laboratórios, entrevistas e reuniões com docentes e atuais alunos, entidades empregadoras, instituições externas e antigos alunos, que ocorreram em dezembro de 2011.

A Ordem dos Engenheiros entende que, para Portugal, o potencial deste Sistema e desta Marca de Qualidade é claro e promissor, nomeadamente, como estímulo e referência para o desenvolvimento de quadros de qualificações em engenharia, e de sistemas de garantia de qualidade internos nas instituições. Sistemas que representam, tal como é reconhecido por todos os parceiros, a base de um sistema global de qualidade consolidado. Depois, pelo valor acrescentado que deverá trazer ao desenvolvimento de parcerias transnacionais. Finalmente, e de igual ou maior relevância ainda, no valor para os diplomados que podem e devem exibir essa mesma Marca no seu curriculum, isto é, no assegurar do reconhecimento da capacidade competitiva dos jovens engenheiros portugueses no quadro do mercado de trabalho Europeu.

Mais informações sobre o Mestrado em Engenharia Civil da Universidade da Beira Interior em https://www.ubi.pt/Curso.aspx?CodigoCurso=9

Mais informações sobre o Sistema de Qualidade da Ordem dos Engenheiros OE+EUR-ACE com a Lista dos Cursos com a Marca de Qualidade EUR-ACE:
http://www.ordemengenheiros.pt/pt/a-ordem/admissao-e-qualificacao/qualidade-oe-eur-ace-1/

UBInforma nº 313 | 23 a 29 junho 2012

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma