UBInforma
 

ed. 554 | 18 a 24 novembro 2017

 

Docentes da UBI apresentam publicações

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 


Vários docentes e investigadores da Universidade da Beira Interior publicaram livros sobre os seus trabalhos académicos. António Bento e José Rosa, da Faculdade de Artes e Letras e João Ferreira juntamente com Mário Raposo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

António Bento e José Maria Silva Rosa, docentes da Faculdade de Artes e Letras, acabam de publicar na Alemanha, na Suíça e nos Estados Unidos da América, simultaneamente, a obra intitulada Revisiting Spinoza’s Theological-Political Treatise, na editora Georg Olms Verlag.

Sobre o livro, os docentes lembram que “muitos autores já observaram que o Tratado Teológico-Político de Baruch Spinoza foi, no seu tempo, o mais discutido e mais veementemente refutado livro. De fato, no alvorecer do iluminismo, e até quase o final do século XIX, Tratado do Spinoza teológico-político foi um apelo assertivo e poderoso para a liberdade de expressão e de pensamento, uma afirmação ousada de tolerância religiosa e liberdade de consciência numa Europa que não estava acostumada com o exercício do livre pensamento”. O presente volume recolhe ensaios de ​​académicos europeus, com tentativas de resolver alguns dos problemas criados pelo amplo espectro de temas incluídos no Tratado Teológico-Político de Spinoza.

Também João Ferreira e Mário Raposo, docentes do Departamento de Gestão e Economia da UBI têm nova publicação. A obra chama-se “Cooperation, Clusters and Knowledge Transfer – Universities and Firms Towards Regional Competitiveness” e tem a chancela da Springer.

Cooperação e clusters “tornaram-se os paradigmas de orientação para explicar e promover a competitividade regional, mas o processo de cooperação entre empresas e universidades e transferência de conhecimentos para orientar e estimular a competitividade regional tem recebido pouca atenção”, dizem os autores.

Em traços gerais, são estes os temas a abordar no livro “Cooperation, Clusters and Knowledge Transfer – Universities and Firms Towards Regional Competitiveness” que conta também com trabalhos de Roel Rutten (Tilberg University) e Attila Varga (University of Pecs), publicado pela Springer. A obra tem como objetivo promover um intercâmbio internacional e interdisciplinar de perspetivas, apresentando desenvolvimentos atuais, estudos de caso, boas práticas, bem como novas abordagens teóricas e aplicações integradas.

UBInforma nº 346 | 30 março a 5 abril 2012

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma