Docente da UBI recebe prémio UTL/Santander

O docente do departamento de Engenharia Eletromecânica, João Catalão, venceu o prémio Universidade Técnica de Lisboa – Santander, na categoria das Ciências da Computação e Engenharia Eletrotécnica, Informática e Aeroespacial (Aviónica), pelo trabalho desenvolvido nos últimos cinco anos como investigador no CIE3 – Centro para Inovação em Engenharia Eletrotécnica e Energia.

À semelhança da Universidade da Beira Interior, também a UTL promove Prémios de Mérito Cientifico em parceria com o Banco Santander Totta, que premeia docentes e investigadores que se distinguiram nas respetivas áreas pelo número e pelo impacto dos trabalhos que publicaram em revistas científicas de circulação internacional. É na qualidade de investigador do IST que João Catalão vence este prémio, tendo já conquistado o de Mérito Cientifico Faculdade de Engenharia/UBI-Santander em 2011.

Sistemas de Energia, recursos Energéticos e sobretudo Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grid), são as principais áreas de investigação do docente da UBI, que lidera desde junho o projeto europeu “Smart and Sustainable Insular Electricity Grids Under Large-Scale Renewable Integration”, no valor de 5 milhões de euros, no âmbito do7º Programa – Quadro de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (FP7), e no qual estão presentes mais cinco universidades e 11 empresas.

A cerimónia de entrega da 6ª edição dos Prémios Científicos UTL/Santander Totta 2012 terá lugar no próximo dia 7 de dezembro, no Auditório B da Faculdade de Medicina Veterinária. Cada Prémio integra uma componente pecuniária no valor 3 mil euros e a atribuição de uma Bolsa de Iniciação à Investigação Cientifica (BIC), por um período de 6 meses (300 €/mês).

UBInforma nº 331 | 1 a 7 dezembro 2012