Debate “O Estado da Dívida e o Estado do País”

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade da Beira Interior acolhe, no dia 12 de dezembro, a partir das 14H30, no anfiteatro 7.20, o debate “O Estado da Dívida e o Estado do País”.

A iniciativa conta com a participação de José Castro Caldas, investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e membro da Iniciativa Auditoria Cidadã à Dívida (IAC), André Barata, docente e diretor do 2º Ciclo em Ciência Política na Universidade da Beira Interior e membro do Congresso Democrático das Alternativas, Anabela Dinis, docente do Departamento de Gestão e Economia da UBI e investigadora do Núcleo de Estudos em Ciências Empresariais (NECE) e Nuno Augusto, docente da UBI e membro do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia. A moderação está a cargo de Luísa Teotónio Pereira, da IAC.

O encontro na Covilhã, promovido pela CooLabora, Universidade da Beira Interior e Iniciativa de Auditoria Cidadã à Dívida, surge no seguimento da petição da IAC dirigida à Assembleia da República, que contou com o apoio de outras organizações, entre as quais a CooLabora, instando a que este órgão de soberania se pronuncie pela renegociação urgente da dívida pública, promova a criação de uma entidade para acompanhar a auditoria à dívida pública e o seu processo de renegociação, garanta a isenção de procedimentos, rigor e competência técnicas, participação cidadã qualificada e informação a todos/as. “A dívida e a gestão da dívida são problemas demasiado importantes para serem entregues exclusivamente a peritos”.

Este debate, aberto à comunidade, será certamente uma oportunidade de reflexão e de mobilização coletiva face a um problema que nos empobrece dramaticamente e que aliena o nosso futuro comum.

ver cartaz