Cursos da UBI aumentam taxa de empregabilidade

A Universidade da Beira Interior atinge, mais uma vez, valores bastante positivos de empregabilidade dos seus cursos com um índice global de 91 por cento, e de 93 por cento nos cursos contemplados na oferta formativa atual, bem acima da média nacional e acima dos 90 por cento do ano anterior. “Numa altura que se discute índices de empregabilidade de 30 e 40 por cento, são ótimas notícias para UBI que vê as suas licenciaturas e mestrados integrados acima dos 85 por cento”, salienta Tiago Sequeira, Pró-Reitor da UBI.

O Relatório agora divulgado pelo Ministério da Educação e pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional apresenta valores relativos a Dezembro 2011, sendo que as taxas de empregabilidade são calculadas com base nos alunos inscritos no IEFP sobre o total de alunos diplomados, contabilizados entre 2000 e 2010.

Sem grandes surpresas, os 1ºs e 2ºs ciclos de Engenharia da UBI, continuam a garantir um lugar no mercado de trabalho, situando-se numa média de 94 por cento, sendo o mínimo de 89 por cento (1º ciclo em engenharia civil) e o máximo de 98 por cento (1ºciclo em engenharia eletrotécnica e 2º ciclo em engenharia aeronáutica) nesta área. Saúde é a área que apresenta melhores resultados que chega a atingir 100 por cento em todos os cursos, exceto na optometria que obteve 95 por cento. As licenciaturas e mestrados das Sociais e Humanas e Artes e Letras têm maiores oscilações, mas ainda assim todos os cursos têm altos índices de empregabilidade, como se pode comprovar pelas tabelas anexas.

Os resultados obtidos não surpreendem a UBI já que, segundo o Pró-Reitor Tiago Sequeira, “tem sido feito um esforço acrescido no Gabinete de Saídas Profissionais, com atividades de diversa índole, como por exemplo as apresentações de grandes empresas na Instituição, aproximando assim o futuro licenciado do empregador. A UBI tem ainda entrado em parcerias estratégicas, como por exemplo, com a PT que tem apostado nos engenheiros formados pela instituição. Com a instalação do DataCenter na Covilhã, a taxa de empregabilidade na área das engenharias na UBI aumentará ainda mais.”

Ver Tabela Empregabilidade Licenciaturas e Mestrados Integrados UBI
Ver Tabela Empregabilidade Mestrados UBI