Congresso Internacional: Jornalismo e Dispositivos Móveis (JDM)

A UBI acolhe, nos dias 15 e 16 de novembro, um congresso internacional sobre jornalismo e dispositivos móveis. Trata-se de um encontro dedicado ao tema dos conteúdos destinados a dispositivos móveis, como smartphones, tablets e tabphones.

O aumento das vendas destes dispositivos deu origem a um canal alternativo para distribuição de notícias e, por sua vez, a uma oportunidade de negócio para as empresas de comunicação. Estas encontram nos dispositivos móveis uma alternativa à distribuição de informação jornalística, em que as notícias procuram os consumidores e não o contrário.

O evento tem uma pré-conferência no dia 14: Denis Renó, da Universidad del Rosário, em Bogotá, apresenta o tema "Jornalismo Transmídia: métodos e ferramentas".

No dia 15, Juan Miguel Aguado, da Universidade de Múrcia, abre o evento com a conferência "las industrias de contenido la era post-pc: horizontes, amenazas y oportunidades". O dia encerra com Suzana Barbosa, da Universidade Federal da Bahia, e a conferência "jornalismo em mídias móveis: entre a transposição 2.0 e os produtos autóctons".

Para além dos académicos e das 16 comunicações científicas aceites, a iniciativa inclui mesas temáticas sobre jornalismo, software, hardware e serviços. Na mesa sobre software, que decorre dia 15 de manhã, participam Paulo Fernandes (Universal Tech), António Gil (Dom Digital) e Daniel Nunes (Niiiws). Na sessão dedicada ao tema hardware e serviços, na tarde de dia 15, marcam presença Tiago Silva Lopes (TMN) e Nelson Lourenço (Vodafone). Na sessão sobre jornalismo, manhã de sexta-feira, estarão Henrique Monteiro (Impresa – Expresso), José Galvão (Controlinveste) e José Alberto Carvalho (Media Capital/TVI).

O congresso, que regista já cerca de 150 inscrições, incluirá ainda um workshop sobre Programação de Apps. O evento decorre nos próximos dias 15 e 16 de novembro o Anfiteatro da Parada da Universidade da Beira Interior. A inscrição é gratuita e deve ser realizada no site do Congresso.

Ver mais informação

UBInforma nº 328 | 10 a 16 novembro 2012