UBInforma
 

ed. 554 | 18 a 24 novembro 2017

 

CEBT premeia ideias de negócio

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 

O CEBT Ibérico encerrou mais uma edição na passada quarta-feira, com a apresentação, na UBI, de 23 ideias de negócio e a entrega de prémios simbólicos a três delas. Este ano, o Wayenergy, um sistema de pavimento que produz energia eléctrica de cada vez que alguém ou alguma viatura passa sobre ele, foi o distinguido entre os cinco projetos apresentados pela UBI e eleito a melhor proposta de valor entre todos os participantes.

O projeto Wayenergy, desenvolvido pela empresa Waydip, dos Engenheiros Eletromecânicos Francisco Duarte e Filipe Casimiro (ambos Licenciados e Mestres pela Universidade da Beira Interior) já venceu o Prémio Nacional de Inovação Ambiental, foi incluído na lista elaborada pela Kauffman Foundation das 50 star-ups mais inovadoras do mundo (onde constavam apenas três europeias) e alcançou o terceiro lugar no European Environmental Press Award,o Prémio Richard Branson da EDP, o Prémio ISCTE/MIT Portugal Venture Competition, entre outros.

Entre os oito projectos da Universidade de Coimbra, foi premiada a plataforma «Unplugg» que permite construir programas para computadores ou dispositivos móveis para controlar as despesas com energia e baixar a respectiva factura.

A Universidade da Aveiro apresentou dez projectos, tendo sido distinguido o «Método de geração de diagramas de olho em modo assíncrono», uma forma de controlar sinais de telecomunicações e de os tornar mais eficientes. Entre os possíveis clientes estão operadores de telecomunicações, companhias de telecomputação (cloud computing), bolsas de valores, sistemas de energia e telemedicina.
Destinado a promover novos negócios, o CEBT Ibérico é organizado pelas Universidades da Beira Interior (UBI), Coimbra e Aveiro e pelo Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comercio e Industria (CEC/CCIC). Ao longo de 18 semanas, num programa de consultoria avançada, os participantes (estudantes ou não) receberam formação e apoio no desenvolvimento da ideia e na elaboração do respectivo plano de negócio.
O CEBT Ibérico integra o projeto INESPO - Innovation Network Spain-Portugal, tendo esta edição contado com a participação de quatro universidades espanholas. No conjunto formado pela Universidad de León y la Empresa, Universidad de Salamanca, Universidad de Valladolid e Universidad Pontificia de Salamanca foi apoiado o desenvolvimento de outros dez projectos.

UBInforma nº 296 | 25 fevereiro a 2 março 2012

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma