UBInforma
 

ed. 557 | 9 a 15 dezembro 2017

 

Apurados os vencedores do WinUBI 2012

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 

Já são conhecidos os vencedores do WinUBI 2012. O primeiro prémio foi atribuído ao projeto Dyship - computer Aid diagnosis of canine Hip Dysplasia, apresentado por Sérgio Nunes, informático da UBI. REDRIVE, óculos inovadores para condutores e FISIONECT, que permitirá fazer fisioterapia monitorizada à distância, foram distinguidos com o segundo e terceiro prémios, respetivamente.  

O WinUBI desafiou mais uma vez a comunidade da Universidade da Beira Interior a desenvolver ideias, projetos inovadores que correspondessem a necessidades de mercado com o intuito de criar um plano de negócios e a conceção de uma nova empresa. A academia respondeu com 25 candidaturas, das quais foram selecionadas cinco, cujos projetos foram apresentados ontem na sessão final. O júri selecionou os três melhores.

O concurso, que vai já na quarta edição, pretende estimular uma cultura empreendedora na UBI, selecionar ideias/projetos inovadores, em qualquer domínio científico ou tecnológico. O WinUBI destina-se à comunidade da Universidade da Beira Interior, designadamente docentes, investigadores, bolseiros, alunos de qualquer nível de ensino e ex-alunos de qualquer nível de ensino.

1º Prémio
Sérgio Nunes, Coordenador de Área de Desenvolvimento de Software do Centro de Informática da Universidade da Beira Interior – Serviços Administrativos, com o projeto Dyship - computer Aid diagnosis of canine Hip Dysplasia.
Sérgio Nunes pretende criar um Software que classifique e diagnostique a displasia da anca dos cães, por meio de visão computacional e reconhecimento de padrões aplicado a uma imagem de raios-X. Sérgio refere que “o Dyship irá reduzir o tempo e o custo do diagnóstico da doença que afeta a maior parte dos cães”. O projeto está ainda em fase de construção de protótipo. O impulsionador do projeto refere ainda que “O Dyship oferece várias aplicações futuras e derivações a um vasto mercado em constante evolução.”  
Prémio monetário no valor de 2.500 € para a realização do capital social da nova sociedade;

2º Prémio
O segundo prémio foi atribuído ao projeto REDRIVE - REvolutionary DRIVing Experience da equipa de alunos: Vítor Pereira, Mélodie Sophie Deschans, Tiago Manuel Batista Carvalho, Nuno José Matos Pereira e Simão Melo de Sousa.
A equipa de Vitor Pereira elaborou um Pré-Projecto que se caracteriza pelo desenvolvimento de uns óculos de realidade aumentada para serem usados na condução, que permitem que um condutor durante o seu uso vá obtendo constantemente informação sobre o que o rodeia, podendo ser alertado para potenciais situações de perigo, sinalização evolvente, infrações cometidas, entre outras.
Prémio monetário no valor de 1.500 € para a realização do capital social da nova sociedade;

3º Prémio
A equipa de estudantes composta por Nuno Miguel Apolinário Leitão, Filipe da Silva Oliveira, Nuno Miguel Alves dos Santos e IS2you- Intelligent Systems apresentou o projeto Fisionect, a associação ideal da saúde com a tecnologia.
O fisionect insere-se na área da fisioterapia, tem por objetivo auxiliar o fisioterapeuta nas suas funções, ao mesmo tempo que ajuda na autorecuperação do paciente, é uma ideia de sistema de recuperação que visa integrar uma componente de hardware e software assim como diversas tecnologias de modo a tornar o processo de processamento, transmissão de dados e de recuperação do paciente de maneira simples e automatizada.
Prémio: 6 meses de incubação gratuita no Parkurbis

UBInforma nº 333 | 15 a 21 dezembro 2012

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma