Apresentação pública de estudo coordenado por docente da UBI sobre população imigrante

Apresentação pública tem lugar dia 18 de dezembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito das VI Jornadas do Observatório da Imigração.

“Diagnóstico da População Imigrante no Concelho de Castelo Branco – Desafios e Potencialidades para o Desenvolvimento Local”, estudo coordenado por Nuno Miguel Augusto, docente na UBI e investigador do Centro de Estudos Sociais desta instituição, é apresentado publicamente no dia 18 de dezembro de 2012, na Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito das VI Jornadas do Observatório da Imigração, promovidas pelo Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI, I.P.). O estudo (e respetiva publicação) referente ao concelho de Castelo Branco integra a Coleção “Portugal Imigrante” e será um dos seis diagnósticos apresentados nestas Jornadas, para além do estudo nacional “Diagnóstico da População Imigrante em Portugal: Desafios e Potencialidades”.

Dos 22 estudos/diagnósticos locais de caracterização da população imigrante - realizados entre 2010 e 2011 - faz parte também o “Diagnóstico da População Imigrante no Concelho da Guarda – Desafios e Potencialidades para o Desenvolvimento Local”, coordenado por José Ramos Pires Manso, docente da Universidade da Beira Interior e responsável pelo Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social desta instituição de ensino.

Com coordenação científica de Jorge Malheiros, investigador do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa, o “Diagnóstico da População Imigrante em Portugal: Desafios e Potencialidades” traça um diagnóstico global da imigração não comunitária em Portugal do primeiro decénio do século XXI e resulta da aplicação do inquérito nacional a uma amostra de 5.673 imigrantes oriundos de países externos à UE e que também caraterizam os agregados familiares compostos por 13.634 indivíduos, que deram origem a duas Bases de Dados que serão igualmente apresentadas no decurso das Jornadas.

UBInforma nº 333 | 15 a 21 dezembro 2012