Aluna da UBI ganha bolsa em Harvard

A aluna do quarto ano de Medicina, Joana Brioso Infante, vai estagiar no David Pellman Lab, estrutura associada à Harvard Medical School. Esta deslocação é feita no âmbito das bolsas da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Joana Brioso Infante, aluna do curso de medicina na UBI, conseguiu uma bolsa atribuída pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. A aluna do quarto do curso de Medicina vai realizar um estágio de dois meses e meio no David Pellman Lab, laboratório de investigação científica, no âmbito do concurso para Estágios Harvard Medical School 2012.

Com apenas 22 anos e vários trabalhos de investigação na área genética, Joana Brioso obteve o primeiro lugar no concurso garantindo, assim, que os meses de Agosto e Setembro e parte de Outubro serão passados a trabalhar em Boston, nos Estados Unidos.

Lançados em colaboração com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e com Associação Nacional do Estudantes de Medicina (ANEM), os estágios têm como objectivo divulgar e incentivar a investigação científica junto dos estudantes das oito escolas médicas portuguesas.

Joana Brioso vai aprofundar o seu trabalho de investigação com o qual procura compreender e descobrir as mutações genéticas responsáveis pela síndrome de resistência às hormonas tiróideas. Um trabalho supervisionado pelo professor Manuel Carlos Lemos, investigador e docente da FCS onde dirige o doutoramento em medicina.

A jovem estudantes vai realizar o estágio no David Pellman Lab, um dos sete laboratórios que os concorrentes tinham à disposição para escolher. Em Agosto, regressará aos Estados Unidos onde já esteve (Filadélfia) no âmbito de um bolsa atribuída pelo programa Fullbright, depois de ter realizado estágios na Irlanda, Holanda, Noruega e Suíça.

Fonte:Urbi@orbi

UBInforma nº 307 | 12 a 18 maio 2012