ubinforma

ed. 840 | 13 a 19 abril 2024

Vencedora do Concurso Pontes de Esparguete suporta 105,2 kg

Pedro Neto foi o vencedor da XVIII edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2018), na categoria “Resistência”. O aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica apresentou uma estrutura que suportou 105,2 kg, superando a equipa da Academia Júnior de Ciências, cuja ponte aguentou 65,3 kg, e de Marcos Pereira, também de Engenharia Aeronáutica, com uma proposta que atingiu os 49,9 kg.

A XVIII edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2018) decorreu na quarta-feira, 5 de dezembro, na Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, com organização do Departamento de Engenharia Eletromecânica.

No balanço desta edição, a organização destaca que “embora o recorde de carga não tenha sido superado, o aumento de cerca de 25 kg relativamente à ponte vencedora no ano transato é indicador de que os alunos se continuam a empenhar no desenvolvimento do projeto da estrutura da ponte, assim como na sua execução aprimorada”.

Das 18 pontes a concurso à categoria “Resistência” e “Estética”, é de “salientar a participação de uma ponte projetada por alunos da Academia Júnior de Ciências da UBI, tendo sido esta equipa galardoada com o 2.º prémio da categoria ‘Resistência’”, acrescenta.

Na Categoria “Estética”, a análise das características estéticas e arquitetónicas foi realizada por um júri de docentes do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI: João Lanzinha, Marisa Almeida e Fernando Diniz.

A avaliação resultou na vitória de João Correia (Engenharia Aeronáutica), com Kahinan Rosa (1.º Ciclo de Engenharia Electromecânica) e Francisco Monteiro (Engenharia Aeronáutica), respetivamente em segundo e terceiro.

A XVIII edição do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2018) incluiu a Categoria “Torres”, que teve como vencedora a equipa constituída por Leonor Varandas, João Faria e Hugo Nunes. A estrutura construída nas duas horas de prova alcançou a altura de 2,74 metros. Em segundo ficou a formação “Takairi”, que conseguiu 2,60 metros e, por fim, a equipa Pedro Neto, Marcos Pereira e Luís, que atingiu 2,07 metros.

Organizado anualmente pelo Departamento de Engenharia Electromecânica, o CPE destina-se incentivar a aplicação dos conhecimentos adquiridos em diferentes unidades curriculares dos cursos de engenharia, promovendo o interesse dos alunos, a criatividade/investigação e a procura de soluções engenhosas no projeto de pontes de treliça, fazendo uso de um material tão comum e acessível como o esparguete.

te xtosfoto s

Edição: