ubinforma

ed. 840 | 13 a 19 abril 2024

UBI reforça apoios sociais e prémios aos melhores candidatos

“Quem se esforçou não pode ficar de fora”. É esta a mensagem que a Universidade da Beira Interior (UBI) dirige a todos os estudantes que depois de concluírem o Ensino Secundário não prosseguem os estudos por razões financeiras. À semelhança do que tem feito nos últimos anos, a academia reforçou com novos apoios a campanha “Não Desistas - Aposta em ti” e prepara-se para auxiliar os candidatos a encontrar ajuda financeira para que possam apostar numa formação académica.

Este ano, aumentam os apoios do Programa de Excelência +UBI. Continua a ser atribuído um prémio no valor da propina anual aos estudantes colocados na Universidade através do CNAES, em primeira opção e com nota de candidatura igual ou superior a 18 valores. Já para os colocados no novo curso de “Matemática e Aplicações” há benefícios que podem isentar o pagamento de propinas durante os três anos do curso, mediante as condições definidas pelo programa.

O conjunto de vantagens atribuídas a candidatos de formações específicas inclui ainda o Mestrado Integrado em Engenharia Civil. As Bolsas Santander Futuro vão isentar do pagamento de propinas os três alunos com melhor média de entrada neste curso, durante um ano.

Quem não for abrangido pelo Programa +UBI poderá beneficiar de apoios exclusivos atribuídos por diversas entidades, no âmbito de protocolos estabelecidos pela UBI. São disso exemplo as bolsas de autarquias e outras entidades.

As bolsas do Estado são um apoio importante para minimizar os custos de frequentar a UBI. Existem as bolsas de Ação Social e o Programa +Superior, criado para as instituições de zonas com menor densidade demográfica. Depois de cinco anos de funcionamento deste incentivo, que este ano atinge os 1.700 euros anuais, verifica-se que a UBI é a instituição de Ensino Superior do país que teve o maior número de estudantes apoiados. As candidaturas são feitas na página da Internet da DGES, até 15 de novembro.

A página “Não Desistas, aposta em ti” tem ainda informação detalhada sobre os financiamentos referidos, os prémios que existem para os alunos de excelência da UBI, as bolsas atribuídas por autarquias de todo o país aos seus residentes e programas próprios da academia, como o FAS - Fundo de Apoio Social ou o Ser Solidário.

Além disso, são apresentados os Serviços de Ação Social, nomeadamente os preços e condições de alojamento nas residências universitárias, alimentação nas cantinas e bares e serviços de apoio médico, entre outros.

Se além de tudo isto for tido em conta que a Covilhã é uma cidade bastante segura, onde o custo de vida é mais acessível do que em outras zonas do país, estão reunidas as condições para que os estudantes obtenham um curso numa universidade de elevada qualidade e com um esforço financeiro comportável por uma parte significativa das famílias portuguesas.

Tudo para conhecer em “Não Desistas – Aposta em Ti”

te xtosfoto s

Edição: