UBI inovadora com lançamento de aplicação para android

A aplicação para android da UBI foi apresentada oficialmente ontem e já se encontra disponível para download em www.ubi.pt. Dirigida a todos os estudantes da universidade poderão agora aceder a várias informações académicas e dos serviços de ação social, sociais e culturais, através do telemóvel.

Numa fase inicial, a app foi testada por um grupo de estudantes representativos das várias faculdades. Para Ângela Lopes de Ciências Farmacêuticas, que integrou este grupo “esta aplicação apresenta-se como uma inovação no panorama universitário. Para o aluno com smartphone vai tornar-se uma ferramenta essencial para obter as informações mais pertinentes ao seu dia-a-dia na UBI. Mais do que uma simples aplicação, é uma ponte de ligação entre o aluno e a universidade.”

A Universidade da Beira Interior é a primeira universidade portuguesa a disponibilizar aos estudantes uma app com informação geral da instituição de forma integrada, que permite aceder ao calendário de exames, consultar classificações das unidades curriculares, consultar ementas, ter acesso às principais notícias da UBI, através de um simples clique no telemóvel, de qualquer lugar desde que tenham acesso à rede.

Com este novo dispositivo para sistemas móveis, apelidado mUBI, não se pretende substituir nem o balcão virtual, nem a página da UBI, moodle ou outras funcionalidades que neste momento o estudante da UBI dispõe. Procura-se sim, proporcionar aos estudantes uma ferramenta que lhe permita consultar, receber avisos e informações e interagir com os aspetos mais importantes da sua vida como estudante na UBI, a qualquer altura, de qualquer lugar, à distância de um simples click. Como exemplos, receberá um aviso sempre que a nota final das unidades curriculares que frequenta for oficialmente registada.

“Acredito que com o que vamos disponibilizar nesta versão em desenvolvimento, e com o que já planeámos implementar durante o próximo ano letivo, não haverá estudante com telemóvel que não usará esta app pelo menos uma vez por dia, enquanto estudante. Mais um pequeno passo que a UBI dá rumo a um futuro cada vez mais inovador.”, salienta Paulo Almeida, Vice-Reitor para o Ensino e Internacionalização.

UBInforma nº 358 | 22 a 28 junho 2013