UBI entre as 10 universidades que assinaram protocolo com o IEFP

Juntamente com mais nove universidades portuguesas, a UBI assinou ontem em Lisboa um acordo de cooperação com o Instituto de Emprego e Formação Profissional que visa “reforçar as competências e melhorar a empregabilidade” de quadros superiores desempregados. O protocolo foi assinado pelo Vice-Reitor Mário Raposo, numa cerimónia que contou com a presença do Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Mota Soares.

O IEFP referiu em comunicado que “ao apostar na mobilização alargada a novos atores, como é o caso das instituições de ensino superior”, pretende reforçar as parcerias estratégicas que contribuem para adequar as qualificações dos desempregados, em particular dos detentores de habilitações superiores e com baixa empregabilidade, às necessidades do mercado de trabalho.

Esta formação será feita através da aquisição de “soft skills” e de competências técnicas que promovam a empregabilidade destes públicos, em domínios como o empreendedorismo, a gestão, o “empowerment” ou outras áreas de elevada especialização, adianta o comunicado.

No âmbito destes acordos, serão “criadas redes de trabalho em interação com empresas, gerando dinâmicas empreendedoras ao nível dos participantes e suscitando novas perspetivas de integração e carreira profissionais”, acrescenta o instituto.
Os acordos de cooperação, que foram assinados no âmbito da implementação da medida Vida Activa - Emprego Qualificado, envolvem, para além da UBI, as universidades do Minho, de Évora, do Algarve, de Aveiro e Universidade do Porto, ainda às quais se juntarão Coimbra, Católica, ISCTE e Lisboa.

Ver mais sobre Vida Activa