ubinforma
ed. 603 | 8 a 14 dezembro 2018
   
 
 

UBI cria “Ser Solidário” para responder a carências da comunidade académica

O Programa “Ser Solidário” é o mais recente mecanismo criado pela Universidade da Beira Interior (UBI) para dar resposta a situações de carência económica que se verifiquem no seio da comunidade académica. Esta plano é constituído por três vertentes – o Fundo Solidário, a Loja Solidária e o Banco de Solidariedade –, que, no seu conjunto surgem para prevenir e resolver problemas sociais, promovendo a equidade social, bem como o sucesso escolar mediante a diminuição do abandono por razões de cariz económico e social.

As três ferramentas do programa compreendem o acolhimento de donativos financeiros (constituição do Fundo Solidário), de bens usados ou novos, doados por particulares, empresas ou outras organizações (para a Loja Solidária) e tempo de colaboração em atividades de cariz social (Banco de Solidariedade).

Estas valências destinam-se a apoiar toda a comunidade académica, ou seja, alunos e outros elementos da UBI.

Para os estudantes que cumpram as condições de elegibilidade e se encontrem em situação de vulnerabilidade económica e social – traduzida em incapacidade de custear, na sua totalidade, propinas, alojamento, alimentação e bens materiais essenciais à sua subsistência e desempenho académico – o Ser Solidário prevê a atribuição de apoios financeiros ou em bens essenciais.

A adesão ao programa, cujo processo deve ser formalizado nos Serviços de Ação Social, pressupõe a participação do aluno em atividades de cariz social, no Banco de Solidariedade. Os restantes membros da comunidade académica que vierem a ser sinalizados podem ser apoiados através de bens essenciais.
 
O Banco de Solidariedade é um espaço virtual que acolhe colaboradores da comunidade ubiana para desenvolvimento de ações de cariz social dentro da UBI – como integrar uma equipa para angariação de donativos e recolha de bens materiais para o programa Ser Solidário, integrar uma rede de mentores para alunos com dificuldades de aprendizagem – ou em outras organizações do terceiro setor, prioritariamente parceiros do programa.

O “Ser Solidário” é uma ferramenta que se junta ao Fundo de Apoio Social (FAS), disponível para os estudantes há vários anos, e reforça a intenção da UBI de se tornar uma referência no domínio da responsabilidade social. Resulta da necessidade de desenvolver outros mecanismos complementares para uma resposta mais eficaz e abrangente na concessão de apoios sociais aos estudantes nacionais e internacionais, integrados no âmbito da Responsabilidade Social da UBI, para atuar em dois domínios complementares: um no âmbito do apoio social e outro no âmbito do exercício da responsabilidade social.

 

<< voltar

 

te xtosfoto s
 
         
 
 


Edição:
Gabinete de Relações Públicas
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma