UBI conquista bolsa do Programa Investigador FCT

A Universidade da Beira Interior conquistou pela primeira vez uma Bolsa de pós-doutoramento atribuída através do Concurso Investigador FCT, promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O contrato-programa é assinado no dia 2 de dezembro, pelas 14h30, no pavilhão do Conhecimento em Lisboa, na presença da Secretária de Estado da Ciência, Leonor Parreira.

Através desta bolsa, será possível a Mariam Bouhmadi Lopez prosseguir a sua investigação na UBI por 5 anos. Avaliada com nove numa escala de 1 a 9 valores pelo seu trabalho acerca do universo e cosmologia quântica, irá integrar o grupo do docente de física Paulo Moniz, vice-reitor para área da investigação, que não esconde a satisfação pela conquista desta bolsa e salienta “a importância da insistência em candidaturas a programas internacionais por parte dos investigadores. Embora difícil, esta é a prova que é possível. Espero que esta seja a primeira de muitas”.

O Programa Investigador FCT visa criar as condições para o estabelecimento de líderes científicos, através da atribuição de financiamento por 5 anos aos mais talentosos e promissores cientistas, em todas as áreas científicas e nacionalidades. O objetivo geral deste programa FCT é permitir o recrutamento de 1 000 investigadores excecionais até 2016, para desenvolvimento de linhas de investigação inovadoras, em centros de investigação portugueses.

Lançado em 2012, o programa apoia investigadores pós-doutorados que pretendam estabelecer-se como investigadores independentes, e investigadores já independentes, com mérito curricular comprovado, que desejem consolidar a sua carreira e estabelecer liderança nas suas áreas de investigação.

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia lançou em 25 de Julho de 2013, a segunda edição do Concurso Investigador FCT ao qual concorreram 1.479 candidatos. O processo de avaliação por painéis internacionais terminou no dia 22 de Novembro de 2013, tendo os resultados desta avaliação sido comunicados aos candidatos no dia 26 de Novembro de 2013.

Mais informação