UBI com duas equipas na Eco Maratona Shell

Duas equipas da Universidade da Beira Interior (UBI) competem na edição deste ano da Eco Maratona Shell, o maior evento do mundo de veículos desenvolvidos por estudantes, que testa novas soluções de design e eficiência energética.

A UBI está representada na prova que decorre em Londres, até 8 de julho, pela Aero@UBI, de alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica, e pela UBIAN18, composta por estudantes maioritariamente de Engenharia Eletromecânica e Engenharia Mecânica, mas também de Design Industrial.

Em 2017, a Aero@UBI alcançou o 11.º lugar na categoria de Protótipos (classe dos elétricos a bateria) onde as cerca de 50 equipas devem apostar na eficiência máxima do veículo. Esta posição resultou dos 373 km percorridos com apenas 1kWh e desta vez a expectativa é atingir os 500 km/kWh e poder ficar entre os cinco primeiros classificados. Para este ano, a caracterização experimental do desempenho do veículo foi aprofundada, o sistema de direção melhorado, tal como o habitáculo, e foram introduzidas modificações no chassis.

Jorge Rebelo, aluno de Doutoramento em Engenharia Aeronáutica, é o Team Manager de uma equipa que integra 20 elementos de Aeronáutica, dos vários anos do curso.

Quanto à UBIAN18, faz parte dos concorrentes na categoria UrbanConcept, com motor de combustão interna a gasolina, e vai responder ao desafio de fazer a maior distância possível com um litro de combustível. No currículo está um 3.º lugar em Roterdão, com 234 km percorridos.

Com o objetivo de melhorar os resultados obtidos em anos anteriores e providenciar uma experiência prática e real aplicada aos nove elementos, o veículo designado UBICAR apresenta uma nova carroçaria monobloco com chassis integrado, um novo design e melhorias no motor ao nível da distribuição, injeção e taxa de compressão.

Por ser um carro praticamente novo, a equipa não antecipa um resultado, mas tem a expectativa de que as modificações implementadas tenham um efeito positivo no consumo do veículo.

Rita Neves, do Mestrado em Engenharia Eletromecânica, é a líder da equipa.

A UBI tem já uma longa tradição de participações na Eco Maratona Shell, uma atividade que mobiliza alunos e docentes, em especial da Faculdade de Engenharia, e que permite aos estudantes aplicar os conceitos apreendidos nas aulas e desenvolver a criatividade e a procura de novas soluções tecnológicas.

Miguel Silvestre, o docente responsável pelo projeto Aero@UBI, destaca que o ato de “fazer, num ambiente competitivo como este, induz uma motivação excecional para a aprendizagem”. O também presidente do Departamento de Ciências Aeroespaciais (DCA) acrescenta que “os alunos que passam por este tipo de atividades saem com competências muitíssimo reforçadas quando comparados com os que passam apenas pela formação curricular do curso”.

A presença na Eco Maratona Shell resulta na mobilização dos próprios alunos e merece o empenho do DCA, como explica Miguel Silvestre: “Como docente responsável, apesar das dificuldades associadas à ocupação por todas as atividades normais associadas à docência e investigação e, atualmente, também, à chefia do DCA, procuro manter o nível técnico e científico das nossas participações para que a experiência de participação seja positiva para todos”.

Paulo Fael, docente responsável pela UBIAN18, considera que, para os alunos, “a maior vantagem é terem uma oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na resolução de problemas práticos que decorrem da construção de um protótipo de competição”. Como resultados da participação na prova “têm surgido temas a desenvolver em dissertações de mestrado, e é também uma forma de se fazer uma maior divulgação e promoção dos cursos ligados ao projeto”.

O docente do Departamento de Eletromecânica dá ainda conta do “grande interesse por parte dos estudantes neste tipo de atividades em torno de um assunto tão importante na atualidade como é a diminuição do consumo de combustíveis fósseis”.