UBI atribui Honoris Causa a Jesué Pinharanda Gomes

A Universidade da Beira Interior (UBI) vai atribuir na próxima terça-feira, dia 20 de março, o grau de Doutor Honoris Causa a Jesué Pinharanda Gomes, ensaísta, pensador, escritor, filósofo e historiador. O mais alto responsável pela Igreja Católica em Portugal, o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, será o padrinho  do homenageado, que é natural da freguesia de Quadrazais, no concelho do Sabugal.

Com a entrega da mais alta distinção académica a Jesué Pinharanda Gomes, a UBI reconhece a excelência do trabalho desta personalidade da sua região, cuja importância também ultrapassa as fronteiras da Beira Interior. Ao mesmo tempo, enquanto organização dedicada à cultura e ciência, homenageia um autodidata que ao longo da vida se tornou um exemplo enquanto estudioso.

Nascido em 1939, fez instrução na cidade da Guarda, antes de ir trabalhar para Lisboa. Na capital, Jesué Pinharanda Gomes encontra o espaço que passou a considerar a sua “sala de aula”: a Biblioteca Nacional. Nas muitas horas que ali passou, embrenhado no estudo das mais diversas matérias culturais, este autodidata do conhecimento construiu as bases para uma extensa obra com mais de 300 títulos.

Entre os temas que lhe são mais caros estão a Filosofia, a História da Filosofia, a Filosofia Hebraico-Portuguesa, o Pensamento Português, a História e Etnografia e a Espiritualidade, das quais assinou obras referidas e citadas pelas principais publicações portuguesas da especialidade. Também tem obra feita na tradução, tendo vertido para português obras de Platão e de Descartes.

Além destes contributos para a cultura portuguesa e até universal, Jesué Pinharanda Gomes é merecedor do reconhecimento da região da Beira Interior, pela oferta de toda a sua biblioteca pessoal ao município do Sabugal, em 2012. A esse acervo foi acrescentada a doação de correspondência, iconografia religiosa, medalhística e recortes de imprensa, que deu origem ao “Centro Jesué Pinharanda Gomes”, a partir do qual foi estabelecido um protocolo entre a autarquia e a UBI para, entre outras possibilidades, se proceder ao estudo e à investigação do legado cultural que o autor fez à sua terra natal e, por extensão, a todo o Interior.

Jesué Pinharanda Gomes será o 19.º Doutor Honoris Causa pela UBI. A Cerimónia vai decorrer no Anfiteatro das Sessões Solenes (Polo I), com início às 14h30.