UBI assina protocolos com IPCB

A Universidade da Beira Interior assinou na passada terça-feira, 7 de janeiro, em Castelo Branco, dois protocolos com o Instituto Politécnico de Castelo Branco, na área das Ciências da Saúde.

Para o Presidente da Faculdade de Ciências da Saúde, Luís Taborda Barata, “estes protocolos surgem na sequência de um longo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido entre a UBI e o IPCB, tanto na área da reprodução animal como na de botânica, e durante o qual se tornou essencial a criação de uma entidade que congregue o know-how da UBI e IPCB”. Um dos protocolos assinados firma a colaboração entre ambas as instituições através do GERA (Grupo de Estudos de Reprodução Animal) em projetos de reprodução animal nas suas diversas vertentes com intuitos de pesquisa e de aplicação prática. O Laboratório de Campo da Escola Superior Agrária (LC-ESA) e o Laboratório de Biologia da Reprodução Animal (LaBRA) da Faculdade de Ciências da Saúde serão unidades fundamentais neste plano de ação. Para além da investigação em reprodução, esta parceria permitirá a prestação de serviços no âmbito da embrio-toxicidade na reprodução animal medicamente assistida. A par do GERA será assinado um segundo protocolo, no qual se cria o Centro de Biotecnologia de Plantas da Beira Interior, no qual participarão igualmente equipas das duas instituições na componente de bioprospeção, o que a longo prazo poderá originar “novas terapêuticas na área da saúde” salienta o Presidente da Faculdade das Ciências da Saúde.