UBInforma
 

ed. 554 | 18 a 24 novembro 2017

 

UBI aceita missão do desafio mundial Matemática do Planeta Terra

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 


Na sequência do desafio mundial lançado em 2010, Matemática do Planeta Terra 2013, a Universidade da Beira Interior, através do departamento de Matemática, irá integrar o movimento que tem como missão “informar o público sobre o papel essencial da Matemática para enfrentar os desafios do Planeta Terra”, com diversas atividades previstas para o próximo dia 14 de dezembro 2013.

Neste sentido, a UBI irá apresentar 10 conferências dedicadas à matemática através das mais diversas áreas, como por exemplo “Quando as plantas falam Matemática”, “Um planeta (matemático) para evitar o aquecimento global”, “Terra: Matematicamente única?", ou ainda “Pode a Matemática descrever uma epidemia?”.

Os objetivos gerais desta iniciativa de cariz global é o incentivo à investigação na identificação e na resolução de questões fundamentais sobre o Planeta Terra, motivar os educadores de todos os níveis de ensino para comunicar os problemas relacionados com o planeta Terra e informar o público sobre o papel essencial das ciências matemáticas para enfrentar os desafios do planeta Terra.

Foi durante o Congresso Internacional de Matemática de 2010, na Índia, que Christiane Rousseau (Montreal) lançou o desafio Matemática do Planeta Terra 2013. O ano MPT2013 está a desenvolver atividades que visam mostrar como a matemática desempenha um papel central em questões relacionadas com o Planeta Terra.

A abertura oficial do ano MPT2013 decorreu no dia 5 de Março, na sede da UNESCO, em Paris. Em Portugal a cerimónia de abertura decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Ver programa

Ver conferências

« voltar

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma