UBI aceita missão do desafio mundial Matemática do Planeta Terra

Na sequência do desafio mundial lançado em 2010, Matemática do Planeta Terra 2013, a Universidade da Beira Interior, através do departamento de Matemática, irá integrar o movimento que tem como missão “informar o público sobre o papel essencial da Matemática para enfrentar os desafios do Planeta Terra”, com diversas atividades previstas para o próximo dia 14 de dezembro 2013.

Neste sentido, a UBI irá apresentar 10 conferências dedicadas à matemática através das mais diversas áreas, como por exemplo “Quando as plantas falam Matemática”, “Um planeta (matemático) para evitar o aquecimento global”, “Terra: Matematicamente única?", ou ainda “Pode a Matemática descrever uma epidemia?”.

Os objetivos gerais desta iniciativa de cariz global é o incentivo à investigação na identificação e na resolução de questões fundamentais sobre o Planeta Terra, motivar os educadores de todos os níveis de ensino para comunicar os problemas relacionados com o planeta Terra e informar o público sobre o papel essencial das ciências matemáticas para enfrentar os desafios do planeta Terra.

Foi durante o Congresso Internacional de Matemática de 2010, na Índia, que Christiane Rousseau (Montreal) lançou o desafio Matemática do Planeta Terra 2013. O ano MPT2013 está a desenvolver atividades que visam mostrar como a matemática desempenha um papel central em questões relacionadas com o Planeta Terra.

A abertura oficial do ano MPT2013 decorreu no dia 5 de Março, na sede da UNESCO, em Paris. Em Portugal a cerimónia de abertura decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

Ver programa

Ver conferências