ed. 557 | 9 a 15 dezembro 2017

UBI abre pré-inscrição para utilização das bicicletas elétricas

Estão abertas online as pré-inscrições para o aluguer de bicicletas elétricas que serão disponibilizadas à comunidade académica da Universidade da Beira Interior (UBI), no decorrer do próximo ano letivo. Vão estar disponíveis 100 veículos para serem utilizados por estudantes, professores, investigadores e funcionários da UBI nas suas deslocações num raio de aproximadamente 30 quilómetros.

Com esta participação no Projeto U-BIKE Portugal, que fornece as bicicletas, a UBI contribui para a promoção da mobilidade urbana sustentável e para um ambiente mais limpo, através da redução das emissões de carbono. Vai ainda facilitar as deslocações da sua comunidade entre as cinco faculdades e as zonas residenciais, amenizando as características próprias de uma cidade de montanha.

Nesta fase, o projeto U-BIKE Operação UBI tem a decorrer o concurso internacional para a aquisição das bicicletas. As empresas/agrupamento de empresas finalistas do concurso são dos maiores do setor a atuar em Portugal.

O Projeto U-BIKE Portugal foi desenvolvido no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR) e, no geral, pretende promover a mobilidade suave, em particular a bicicleta, nas comunidades académicas, através do apoio à aquisição de bicicletas para as instituições de Ensino Superior. Trata-se de um projeto de âmbito nacional coordenado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. (IMT), no qual são atribuídas bicicletas à comunidade académica, com base em normas definidas pelas instituições de Ensino Superior e em cumprimento com o Regulamento Geral do Projeto U-BIKE Portugal, para uma utilização de longa duração que potencie a criação de hábitos regulares de utilização deste meio de transporte.

Link para a pré-inscrição