UBInforma
 

ed. 554 | 18 a 24 novembro 2017

 

UBI e AAUBI organizam Campeonatos Nacionais Universitários

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 


Entre 15 e 25 de Abril, os concelhos da Covilhã, Belmonte e Fundão recebem provas desportivas de várias áreas. Trata-se do Campeonato Nacional Universitário (CNU), que este ano tem a sua base na Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).

A apresentação deste projeto “aglutinador de toda a região”, como o classificou João Queiroz, reitor da instituição académica que acolhe o campeonato, vai trazer à região, uma iniciativa de importante relevância. O responsável máximo pela academia beirã sublinha o esforço que tem sido feito por esta comunidade no sentido de desenvolver “um projeto que se baseia na qualidade de ensino e da investigação, mas também, no fomento da prática desportiva”. Nesse sentido, assinámos um contrato programa com a AAUBI e “aqui estão alguns dos resultados dessa aposta”.

Outro dos pontos de interesse deste tipo de iniciativa, na visão do reitor da UBI, é também o de ter sido desenvolvido um evento de dimensão nacional com vários parceiros locais. A academia acabou por juntar, aos estudantes, autarquias, clubes desportivos locais, escolas secundárias e população em geral, através de entidades que prestam apoio na logística do campeonato nacional. O desporto é, aliás, para Queiroz, “uma plataforma de abertura da universidade à comunidade, reflexo disso são as dezenas de protocolos que promovemos com entidades externas à academia”. Para o futuro, o reitor da UBI espera ver replicada a iniciativa noutras áreas.

Pedro Bernardo, presidente da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) revela a importância da realização deste evento na Cova da Beira. O aluno de Engenharia Civil explica que os campeonatos, compostos por várias modalidades, vão servir “para encontrar os campeões nacionais, que posteriormente representaram Portugal nos campeonatos europeus”. Todas as atividades desportivas, que se espalham pelos concelhos de Belmonte, Covilhã e Fundão são gratuitas e estão abertas à população. O presidente da AAUBI aponta um “forte entusiasmo e apoio de todos os parceiros, desde clubes locais que cederam as suas instalações, até escolas e voluntários”.

Com a realização de um evento desta envergadura fica aberta a porta a “mais altos voos”. A candidatura ao Mundial de Basquetebol Universitário de 3X3, em 2016, “vai ser apresentada até junho deste ano”, garante o presidente da AAUBI.

Pedro Farromba, da Câmara da Covilhã e Miguel Gavinhos, da Câmara do Fundão, presentes na cerimónia de apresentação do CNU, mostraram o seu apoio a mais esta possibilidade.

Fonte: Urbi@Orbi

UBInforma nº 348 | 13 a 19 abril 2013

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma