UBI com três Programas de Doutoramento aprovados pela FCT

A Universidade da Beira Interior viu aprovados 3 novos programas de Doutoramento pela Fundação para a Ciência e tecnologia, nomeadamente Communication Studies: technology, culture and society; Materials and Processing e Matemática Aplicada.
Considerando todas as áreas científicas, foram submetidas 238 candidaturas no concurso de 2012, tendo sido recomendadas para financiamento 51 propostas.

O compromisso de tomar o desenvolvimento científico e tecnológico como uma prioridade nacional conduziu à criação de novos Programas de Doutoramento FCT de referência internacional, cujos resultados de candidatura agora recentemente divulgados.

O concurso de programas de doutoramento da FCT é uma das inovações introduzidas pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) no financiamento do sistema científico nacional. Uma das grandes alterações previstas é que os cursos de doutoramento que serão apoiados pelo programa passem a dispor de um número de vagas para bolsas de doutoramento e bolsas de investigação, que poderá gerir de forma autónoma.

Os Programas de Doutoramento FCT destinam-se a apoiar cursos de doutoramento existentes que cumpram práticas de referência internacionais da respetiva área científica, bem como novas candidaturas que cumpram essas práticas e sejam consideradas inovadoras, no âmbito de parcerias nacionais e internacionais, ou de interação com o tecido económico.

UBInforma nº 349 | 20 a 26 abril 2013