Trabalhos de alunos de mestrado reconhecidos nas Conferências de Optometria

André Filipe Ferreira Machado e Renato André da Silva Gomes, alunos do mestrado de Optometria em Ciências da Visão da Universidade da Beira Interior (UBI), foram distinguidos com os prémios de melhores comunicações livres nas XIIªs Conferências Abertas de Optometria (CAO’s). Um reconhecimento que contribuiu para a continuação e consolidação do trabalho científico que a UBI tem desenvolvido ao longo dos anos.

As comunicações apresentadas intitulam-se “Análise da Repetibilidade das Cartas de Acuidade Visual LEA numa População Normal e numa População com Deficiência Intelectual” e “Sistema de Mediação do Diâmetro Pupilar na Pseudofaquia”, tendo sido orientados pelos docentes da UBI Paulo Fiadeiro e Pedro Serra. Estes trabalhos são produto de um grupo de investigação multidisciplinar onde estão também envolvidos António Baptista (Universidade do Minho, Braga), Elsa Fonseca (UBI) e o médico oftalmologista Ángel Sánchez Trancón (Clínica Vista Sánchez Trancón, Badajoz, Espanha).

Para a realização das investigações, os estudantes tiveram o apoio da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) da Covilhã e da Clínica Vista Sánchez Trancón de Badajoz.

O mérito das comunicações de André Machado e Renato Gomes foi reconhecido num encontro nacional, que juntou mais de 300 profissionais, e que foi organizado pela Associação de Profissionais Licenciados em Optometria (APLO), nos dias 12 e 13 de novembro.

A 12.ª edição das Conferências Abertas de Optometria visou promover a ciência de Optometria, fomentar a partilha de experiência científica e profissional e aproximar a Associação dos Optometristas.

Com a escolha da FCS-UBI, a organização pretendeu enaltecer os ciclos de estudos em Optometria - Ciências da Visão da UBI, como forma de reconhecimento do mérito que lhes é devido pelo ajustamento dos planos de estudos segundo o Modelo Europeu proposto pela ECOO. Teve também o propósito de assinalar a criação do UBImedical, cujo projeto articula a comunicação direta dos serviços prestados à comunidade pelos Optometristas com o Serviço Nacional de Saúde, através de protocolos de investigação estabelecidos com a Administração Regional de Saúde do Centro e ACES Cova da Beira. Esta escolha permitiu também divulgar a investigação que se realiza na UBI e aprofundar as relações entre os alunos, os profissionais e os docentes desta instituição.

Em 2016 o tema das CAO’s incidiu essencialmente na interdisciplinaridade dos cuidados de Saúde Visuais e a integração dos Optometristas com os outros profissionais de saúde. Quer o conteúdo científico, quer as palestras de cariz profissional visaram estabelecer e aprofundar os canais de comunicação com os profissionais de saúde mais próximos dos optometristas, uma vez que é do interesse de todos os profissionais e no superior interesse dos utentes que recorrem a estes serviços.