UBInforma
 

ed. 554 | 18 a 24 novembro 2017

 

TeatrUBI distinguido em Espanha

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 


A peça “Parecia que dançávamos. Tu vestido de Principe e eu nua.” das companhias covilhanenses TeatrUBI e ASTA foi distinguida com o prémio Suso Díaz á mellor resolución técnica.

Na sua 18ª edição, a MITEU – Mostra Internacional de Teatro Universitário de Ourense, um dos maiores festivais de teatro universitário do mundo, recebeu 36 espetáculos de companhias profissionais e universitárias de teatro, dança contemporânea e música. A edição de 2013 decorreu de 12 a 27 de Abril na cidade de Ourense, contando com a presença de grupos oriundos de 8 países diferentes (Espanha, Portugal, EUA, Argentina, Brasil, Equador, Tunísia e Itália).

O espetáculo das companhias covilhanenses subiu ao palco no passado dia 26 de Abril. No dia 27, Rui Pires, diretor do TeatrUBI e criador do espetáculo, recebeu das mãos da diretora do Teatro Principal de Ourense o referido troféu.

A MITEU foi especialmente inovadora este ano. Fernando Dacosta, director da MITEU, classificou "Parecia que dançavamos. Tu vestido de Principe e eu nua." con propostas escénicas moi orixinais: experimentación co corpo, ritmo, plástica e movemento”.

Esta é já a 17ª participação do TeatrUBI neste certame, no qual, ao longo dos anos, foi colecionando distinções. Foi distinguido em 1999 (Prémio do Júri) em 2003 (menção honrosa por parte do Júri) e 2005 novo prémio do Júri. Desde 2009, após a celebração do protocolo de colaboração com a ASTA, todos os espetáculos apresentados nesta mostra têm sido distinguidos com os mais variados prémios, entre prémios do júri e menções honrosas. O conjunto de galardões conseguidos neste certame, aliadas a outras alcançadas em Festivais em França e Marrocos, fazem do TeatrUBI a companhia universitária com mais distinções.

Nestes últimos anos também se tem intensificado a presença em vários festivais internacionais que levaram o TeatrUBI a vários palcos espalhados pelo mundo. Além de Espanha e França, o trabalho conjunto do TeatrUBI e da ASTA já foi aplaudido na Turquia, Venezuela, Costa Rica Brasil e Marrocos.

UBInforma nº 351 | 4 a 10 maio 2013

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma