ed. 545 | 16 a 22 setembro 2017

Times Higher Education coloca a UBI entre melhores instituições de Ensino Superior do mundo

A Universidade da Beira Interior (UBI) continua na lista das melhores do mundo, de acordo com a mais recente avaliação do Times Higher Education (THE). No World University Rankings (WUR) relativo a 2018, divulgado esta terça-feira, 5 de setembro, a UBI surge no intervalo 601-800, mantendo o patamar de 2017.

A elaboração da lista do THE avalia 13 indicadores distribuídos pelas cinco grandes missões das universidades: ensino, investigação, número de citações, transferência de conhecimento e projeção internacional. Na avaliação deste ano, a UBI consegue melhorar as notas em quatro destas cinco áreas: ensino, investigação, número de citações e projeção internacional.

Um resultado que merece destaque quando analisado o contexto nacional. No último ano, estavam listadas no THE-WUR oito universidades portuguesas, tendo cinco delas baixado de patamar e três mantido a posição, sendo a UBI uma dessas instituições.

Esta é a segunda vez que a UBI surge no prestigiado WUR, que inclui perto de 1.000 instituições de Ensino Superior sediadas em mais de 70 países.

Noutro ranking divulgado em abril deste ano, mas dedicado a universidades fundadas há menos de 50 anos - Times Higher Education (THE) Young University Rankings -, a UBI surge entre as 150 melhores, no patamar 101-150. Quanto ao ranking do THE que se debruça apenas sobre o continente Europeu, conhecido em junho, os autores do estudo colocaram a UBI no grupo das academias situadas entre o lugar 301 e 400.

As listagens do Times Higher Education são consideradas das mais importantes no que respeita à avaliação do desempenho das academias e os resultados são auditados pela PricewaterhouseCoopers.

World University Ranking