Rede de bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela com participação da UBI

A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das parceiras da Rede Intermunicipal das Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela, que se destina a aprofundar a interligação das bibliotecas de 15 municípios da região. Esta cooperação, promovida pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), fortalece os laços entre os concelhos dos distritos de Castelo Branco e Guarda que integram o organismo e impulsiona a disseminação da cultura e a investigação.

No âmbito do projeto – que deverá estar finalizado dentro de seis meses –, será adotado um software livre de gestão de bibliotecas, adaptado pela UBI, que irá permitir aos utilizadores o acesso ao acervo das restantes, podendo requisitar os livros do seu interesse.

Estima-se que este avanço na partilha de conhecimento beneficie um número superior a 30 mil utilizadores, que terão acesso aos mais de 700 mil documentos que fazem parte do catálogo das bibliotecas municipais de 15 municípios: Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.

Estão ainda incluídas nesta rede a Biblioteca da Universidade da Beira Interior e a Biblioteca Geral do Instituto Politécnico da Guarda, outra das entidades parceiras do projeto, cujo protocolo foi rubricado na quinta-feira, 19 de janeiro, na cidade do Fundão. A UBI esteve representada pelo reitor, António Fidalgo.

A implementação desta rede conta ainda com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.