ubinforma

ed. 838 | 23 a 29 março 2024

Pedro Neto conquista concurso Pontes de Esparguete com a marca de 106,2 kg

Pedro Neto é o vencedor da categoria “Resistência”, da edição deste ano do Concurso “Humberto Santos” de Pontes de Esparguete (CPE 2019). A estrutura criada por este estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica, que também conquistou o primeiro prémio em 2018, suportou desta vez uma carga de 106,20 kg.

Os segundo e terceiro lugares da competição também foram alcançados por estudantes do mesmo curso: a ponte desenvolvida por Marcos Pereira conseguiu a marca de 60,8 kg, enquanto a de Jorge Panagopoulos alcançou 48 kg.

“Embora o recorde de carga não tenha sido superado, o aumento de peso suportado relativamente à ponte vencedora no ano transato é indicador de que os alunos se continuam a empenhar no desenvolvimento do projeto da estrutura da ponte, assim como na sua execução aprimorada”, salienta Pedro Dinis Gaspar, presidente da Comissão Organizadora do Concurso Humberto Santos de Pontes de Esparguete. Para o docente do Departamento de Engenharia Eletromecânica, “das 35 pontes a concurso à categoria “Resistência” e “Estética” é de salientar a participação na edição deste ano de várias pontes projetadas por alunos da Academia Júnior de Ciências da UBI, além de todos os premiados na categoria “Resistência” serem do Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica”.

Quanto à categoria “Estética”, João Correia (Eng. Aeronáutica), foi o vencedor, seguido de Cedric Soares (1.º Ciclo em Eng. Electromecânica) e Tiago Rodrigues (Eng. Aeronáutica). A análise das características estéticas e arquitetónicas das pontes a concurso foi realizada por um júri de Professores nacionais e estrangeiros. Do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da UBI foi membro do júri João Lanzinha. Os professores estrangeiros que avaliaram a componente estética das pontes a concurso foram Leandro Di Gregorio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e Fernando Silva, da Universidade Federal de Minas Gerais.

A XIX edição do decorreu no dia 29 de novembro, no Anfiteatro 8.1, da Faculdade de Engenharia da Universidade da Beira Interior, incluída no programa da International Conference on Engineering (ICEUBI 2019).

te xtosfoto s

Edição: