ubinforma

ed. 841 | 20 a 26 abril 2024

Núcleo de CPRI vence concurso Integro com a atividade “Covilhã, Cidade Limpa”

A atividade “Covilhã, Cidade Limpa”, que mobilizou os novos alunos do 1.º Ciclo de Ciência Política e Relações Internacionais para a limpeza das ruas da cidade, é a vencedora da edição deste ano do Concurso Integro.

O projeto centrado nas preocupações ambientais e de civismo decorreu em outubro e consistiu na distribuição de cinzeiros pelos locais de maior afluência de estudantes e recolha de quilos de beatas de cigarro, posteriormente encaminhadas para a empresa Biataki, que recicla estes materiais para a construção de tijolos. Noutro momento, a atividade organizada pelo CPRI-UBI - Núcleo de Estudantes de Ciência Política e Relações Internacionais resultou na distribuição de folhetos à população, com o objetivo de sensibilizar para a reciclagem do plástico.

Com o “Covilhã, Cidade Limpa”, que deu a conhecer a comunidade académica, a cidade da Covilhã e acima de tudo colocou os estudantes a conhecerem-se entre si num espírito de entreajuda e de civismo, o Núcleo de CPRI venceu o Integro, arrecadando 1.000 euros.

Em segundo lugar classificou-se o UBIMedia – Núcleo de Estudantes Ciências da Comunicação, que desenvolveu o DisCOVIry, um mapa disponível em formato digital, que facilitou o quotidiano dos novos alunos, muitos deles desconhecedores dos locais úteis e relevantes da Covilhã. A segunda posição garantiu ao núcleo 500 euros.

O Integro decorreu pelo terceiro ano consecutivo e o júri registou com agrado o êxito obtido pelo Concurso e exprimiu o seu desejo de que esta iniciativa possa ter continuidade nos próximos anos letivos.

O concurso pretende que, neste início do ano, as atividades de promoção de integração conduzam a uma vivência plena do Ensino Superior enquanto espaço inclusivo, de liberdade, conhecimento e relacionamento saudável; mostrem Universidade e a cidade aos novos alunos, através dos núcleos; incentivem o desenvolvimento da criatividade e sensibilização dos estudantes para o papel da solidariedade, promovendo a integração social.

É organizado pela Reitoria da UBI, em parceria com a Associação Académica da Universidade da Beira Interior e o apoio do Banco Santander.

te xtosfoto s

Edição: