UBInforma
  ed. 523 | 18 a 24 março 2017  

Miguel Castelo Branco preside à Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde

 

Em destaque
agendaUBI
Notas Culturais
Arquivo UBInforma

 


Miguel Castelo Branco, diretor do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI), vai presidir à Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim), até 2019. Há ainda outro elemento da UBI na direção desta entidade: Luís Patrão, docente da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), é um dos vogais do novo elenco dirigente.
 
O organismo tem como objetivo impulsionar, difundir, desenvolver e promover a investigação e o ensino nas ciências da saúde com recurso a simulação, através da dinamização de atividades de divulgação científica e de apoio à aplicação desta prática formativa. Fazem parte da SPSim, entidade fundada em 2011, profissionais de saúde de várias áreas.

A nova direção pretende consolidar e formalizar a rede de centros de simulação e continuar o trabalho de sensibilização do Governo e instituições de saúde para a importância dos mesmos na formação dos profissionais.

A UBI tem tido um papel ativo na SPSim, tendo sido uma das impulsionadoras da sua criação, precisamente por recorrer a simuladores enquanto ferramenta de aprendizagem, no contexto do modelo pedagógico inovador implementado no Mestrado Integrado em Medicina.

Na FCS, isso é feito no Laboratório de Competências (LaC), estrutura criada em 2002 e coordenada também por Miguel Castelo Branco, por onde passaram todos os diplomados da UBI da área da saúde.

Nesta valência é aprofundada a componente prática da formação dos futuros médicos, através de instrumentos sofisticados onde é recriada uma ampla gama de ocorrências que permitem aos estudantes treinar as situações que vão encontrar enquanto profissionais.

« voltar

 

 

 

Propriedade: Universidade da Beira Interior
Edição: Gabinete de Relações Públicas
Design: GRP | Raquel Rosa
Contactos: grp@ubi.pt | Telf.: 275 242 014 | Ext.: 2034

se desejar subscrever esta newsletter s.f.f. envie um e-mail para grp@ubi.pt com o assunto: subscrever a ubinforma