Miguel Castelo Branco preside à Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde

Miguel Castelo Branco, diretor do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI), vai presidir à Sociedade Portuguesa de Simulação Aplicada às Ciências da Saúde (SPSim), até 2019. Há ainda outro elemento da UBI na direção desta entidade: Luís Patrão, docente da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), é um dos vogais do novo elenco dirigente.

O organismo tem como objetivo impulsionar, difundir, desenvolver e promover a investigação e o ensino nas ciências da saúde com recurso a simulação, através da dinamização de atividades de divulgação científica e de apoio à aplicação desta prática formativa. Fazem parte da SPSim, entidade fundada em 2011, profissionais de saúde de várias áreas.

A nova direção pretende consolidar e formalizar a rede de centros de simulação e continuar o trabalho de sensibilização do Governo e instituições de saúde para a importância dos mesmos na formação dos profissionais.

A UBI tem tido um papel ativo na SPSim, tendo sido uma das impulsionadoras da sua criação, precisamente por recorrer a simuladores enquanto ferramenta de aprendizagem, no contexto do modelo pedagógico inovador implementado no Mestrado Integrado em Medicina.

Na FCS, isso é feito no Laboratório de Competências (LaC), estrutura criada em 2002 e coordenada também por Miguel Castelo Branco, por onde passaram todos os diplomados da UBI da área da saúde.

Nesta valência é aprofundada a componente prática da formação dos futuros médicos, através de instrumentos sofisticados onde é recriada uma ampla gama de ocorrências que permitem aos estudantes treinar as situações que vão encontrar enquanto profissionais.