ubinforma

ed. 840 | 13 a 19 abril 2024

Mensagem do Reitor da UBI no início do ano académico

O início do Ano Académico é assinalado pelo Reitor da Universidade da Beira Interior (UBI), António Fidalgo, com uma mensagem em vídeo dirigida a docentes, funcionários e estudantes. O Reitor da UBI agradece aos que continuam a trabalhar em prol da formação dos estudantes. “Sabemos que o melhor ensino é o presencial e, por isso, uma palavra especial de reconhecimento e muito apreço a todos os que cumprem e fazem das salas de aula, dos laboratórios e ateliês, espaços vivos de transmissão e aquisição de conhecimento”, refere.

Sobre o momento que se vive em todo o mundo devido à pandemia da COVID-19, António Fidalgo lembra que são necessários “serenidade, sentido do dever, determinação e resiliência”, acrescentando que “a vida da universidade tem de prosseguir dentro da normalidade possível”. Como exemplo disso, vão manter-se as eleições para o Conselho Geral, no dia 18 de novembro, com o Reitor a apelar à participação. “Peço que toda a comunidade ubiana, docentes, discentes e funcionários, vote nesse dia. Cabe a todos determinar o futuro da instituição, que é a nossa UBI”, afirma.

A mensagem termina com o “desejo um bom ano letivo 20-21, de muito estudo e aprendizagem”.

A UBI não vai realizar a Abertura Solene do Ano Académico, que se realiza anualmente por esta altura, devido à situação de pandemia que está a adiar diversos eventos. Fica assim suspensa a cerimónia que inclui o cortejo académico, a oração de sapiência proferida por um dos docentes catedráticos da UBI, bem como os discursos do Reitor da UBI, presidente do Conselho Geral e presidente da Associação Académica da UBI.

Ver vídeo

te xtosfoto s