Isabel Ferra profere Última Lição

Maria Isabel Almeida Ferra, Professora Catedrática do Departamento de Química, profere segunda-feira, 24 de outubro, a Última Lição, numa sessão marcada para o Anfiteatro das Sessões Solenes, a partir das 14h15.

Chega ao fim uma ligação profissional de quase 40 anos, durante a qual Isabel Ferra teve um papel ativo para o desenvolvimento da Universidade da Beira Interior (UBI).

Isabel Ferra é contratada como professora auxiliar do Instituto Politécnico da Covilhã, instituição que esteve na origem da UBI, em 1977. Licenciada em Química, em 1969, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, a docente e investigadora obteve o grau de doutora em 1977, após uma investigação desenvolvida no Departamento de Química da Universidade Newcastle upon Tyne, sob orientação do Prof. Arthur Kenneth Covington.

Na UBI, paralelamente à atividade científica e pedagógica, deu um extraordinário contributo para o crescimento e projeção da instituição e, em particular, do Departamento de Química. Através da sua participação na elaboração dos estatutos da Universidade da Beira Interior (1989), que levaram à criação dos vários órgãos de gestão, esteve envolvida em todos os aspetos científicos, estatutários e administrativos que levaram à criação do atual Departamento de Química.

A par dessa atividade foi Presidente do Departamento de Química, desde a sua criação até 1994 e de 1996 a 1998, dirigiu o Curso de Química Industrial (1994-2006), foi Presidente da Comissão de Auto-Avaliação da Licenciatura em Química Industrial, Diretora do 3° ciclo — Química (2006-2015), Avaliadora do desempenho de docentes (Química) — RAD, (2010, 2011 e 2014) e membro da Comissão de Avaliação Externa para Acreditação de cursos na área de Química (A3ES) (2014-2015).

Programa da Última Lição
14h15 - Abertura da Sessão