Investigador da UBI envolvido em tecnologia GPS para equipa do Rio Ave

O Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD) do Departamento de Ciências do Desporto da Universidade da Beira Interior (UBI) é um dos parceiros na implementação do sistema GPSports utilizado pela equipa do Rio Ave.

Bruno Travassos, docente do Departamento de Ciências do Desporto, é o investigador do CIDESD-UBI envolvido no projeto que permite monitorizar diversos factores de treino, desde o impacto físico, ao nível fisiológico, mecânico e muscular, à componente táctica, recolhendo informações sobre os jogadores, a velocidade que atingem, à aceleração, entre outros.

O sistema GPSports tem como objetivo controlar e tipificar os efeitos de diferentes exercícios nos jogadores e depois analisar que tipo de exercícios são mais representativos do comportamento do jogo.

A par do CIDESD_UBI, o Rio Ave e o CIDESD-UTAD são os restantes parceiros da criação deste equipamento.

UBInforma nº 363 | 27 julho a 2 agosto 2013